Guia MyEtherWallet – Carteira Ethereum (Ether) e seus Tokens

MyEtherWallet

MyEtherWallet é uma carteira Web para Ethereum e seus Tokens. Este guia tem a finalidade de ser um tutorial passo a passo com prints de como utilizar a carteira. Primeiro ensinarei o básico para o uso normal e mais abaixo explicarei algumas funções mais complexas para quem estiver interessado.

Criação e operação da carteira

Acesse a página de registro aqui. Clique em qualquer canto da tela fora desse banner branco para que ele suma. Haverá apenas uma caixa para que você insira sua senha. Digite a senha que você irá usar na sua conta e clique em Create New Wallet

Tutorial imagem 1

Nessa janela será solicitado que você salve um arquivo, é com esse arquivo que você irá logar. Salve com cuidado e não o perca. O botão vermelho understand. Continue, só será acionado depois que você salvar o arquivo.  

Tutorial imagem 2

Na próxima janela será mostrada sua Chave privada, essa chave funciona como as seeds das carteiras, você poderá logar com ela sem senha nem nada, então guarde com bastante cuidado essa chave, pois com ela qualquer um terá acesso a sua carteira. Você tem a opção de imprimir esse código e outras informações da carteira clicando em Print Paper Wallet, mas isso não é necessário agora. Clique em Save your adress para prosseguir.

Tutorial imagem 3

Após isso você será direcionado a janela de login. Você tem a opção de logar com o arquivo (Keystore / JSON file) e com sua chave privada (Private key). O arquivo irá pedir sua senha também, a chave privada não. No print estou logando com o arquivo. Clique em Select Wallet File, vá no local onde você salvou seu arquivo e o selecione, insira sua senha e clique em Unlock. Após isso sua carteira será carregada abaixo, bastando descer a barra de rolagem.

Tutorial imagem 4

Essa carteira armazena muitos outros tokens fora o ETH (Ether), então ensinarei aqui uma forma mais fácil para que você visualize sua quantidade do Token especifico. Clique em Add custom tokeno botão cinza localizado ao lado do laranja no canto inferior direito. Abaixo do botão serão carregadas 3 caixas.

Tutorial imagem 5

Essas informações são relativas ao Token especifico que você deseja utilizar. Para armazenar Ether ignore esses passos. Para transferir Ether basta mandar seu endereço para quem deseja enviar. O endereço fica mais acima, mostrarei logo mais.

Voltando aos tokens, essas três informações abaixo serão pedidas

Token Contract Adress: 

Token Symbol: 

Decimals: 

Elas são encontradas no Etherscan. Basta pesquisar a moeda especifica na barra de pesquisa.

Tutorial imagem 6

Nesse caso estou usando o exemplo da Aeternity, ao clicar na moeda essa pagina será aberta e o que está circulado são as informações que você deve colocar nas caixas. O Token Symbol é a sigla da moeda.

Após adicionar as informações, clique em Save. Com tudo terminado, basta clicar no botão laranja Show all tokens, que o Token adicionado será mostrado no topo da lista. O Token também aparecer nas opções de envio de moedas.

O endereço da sua carteira tanto para receber Ether quanto qualquer outro Token é esse circulado.

Para enviar Ether ou Tokens é bastante simples, basta adicionar o valor em ” Amount to send ” e colocar o endereço de quem vai receber em ” To Adress ” após isso basta escolher seu Token do lado da quantidade e clicar em  Generate transactionO Gas Limit não precisa ser alterado.

Sempre que você acessar o MyEtherWallet, você será direcionado a tela de registro, para logar é necessário clicar em Send Ether tokens

Nessa janela que abrir basta logar da forma já ensinada mais acima.

Carteira de papel e informações privadas

Uma carteira de papel é uma que teoricamente só existe no mundo físico. Uma carteira de papel possui sua Seed e seu endereço em QR code. Serve como uma cópia física da sua carteira que pode ser recuperada no futuro. A carteira de papel deve ser muito bem guardada, pois quem tiver acesso a ela, terá acesso a seu dinheiro.

Abaixo ensinarei como criar sua carteira de papel e também como acessar algumas informações sensíveis sobre sua carteira que você pode não ter salvo ou guardado no momento que a criou.

Informações privadas das carteiras

Para acessar essas opções, deve-se clicar na aba View wallet info e logar com suas credenciais. aqui você poderá baixar o arquivo Json novamente e olhar sua Seed.

myetherwallet informações

Ao clicar em Print Paper Wallet você ser levado a janela de impressão da sua carteira, basta então guardá-la em um local seguro.

myetherwallet impressão

As principais funcionalidades são essas e com isso podem operar normalmente e sem preocupação na MyEtherWallet. O site também suporta Ledger Nano e outras carteiras Hardware, mas é um processo mais complicado e creio que poucas pessoas possuem a carteira de Hardware.