Carteiras Bitcoin Desktop: Como Funcionam e Quais Utilizar?

O que é uma carteira Desktop?

O termo Desktop faz alusão aos dispositivos com interfaces gráficas para ambiente de trabalho. O termo pode se referir a computadores com Windows, Linux, Mac ou a algum outro sistema operacional. São computadores pessoais, como Notebooks ou Computadores de mesa. Logo, Carteira Desktop são as que servem a esses dispositivos. Tratarei sobre Bitcoin nesse artigo, mas as explicações se encaixam a outras criptmoedas. Nos exemplos de carteiras, colocarei recomendações para outras moedas também.

As carteiras Desktop são classificadas como Hot Wallets, carteiras conectadas à internet, diferente das Cold Wallets. Como exemplo de Cold Wallet, temos a Paper Wallet citada no meu último artigo. As Hot Wallets por serem conectadas à internet, acabam sendo mais inseguras, mas tem a vantagem do seu dinheiro estar sempre disponível para transferências.

É aconselhável que não se guarde uma grande quantidade de Bitcoins em Hot Wallets. Guarde somente a quantidade que você irá transacionar. Quase todos os roubos da história do Bitcoin, se não todos, foram feitos em Hot Wallets.

Como funciona?

Basicamente uma carteira Desktop coloca as partes mais importantes da autenticação no computador do usuário. Esse design dá mais alguns níveis de segurança, pois impede que você caia em técnicas de Phishing (Sites falsos se passando pelo mesmo site da carteira que você utiliza online). Também evita que você tenha que confiar 100% nos desenvolvedores da carteira online. Eles poderiam fazer alguma alteração sem consentimento do usuário, incluindo métodos para captura de dados. Isso não costuma acontecer, mas é uma possibilidade.

Outra vantagem é diminuir os usos de recursos de rede. Você não precisará esperar o site carregar nem nada semelhante, já que toda parte gráfica estaria em seu computador. O usuário se preocupa menos com recursos de rede ou com problemas e preocupações de segurança no seu navegador de internet. Alguns outros detalhes técnicos dependendo da carteira também lhe dão mais motivos para querer optar por ela ao invés de carteiras onlines.

Não há muito segredo no funcionamento de uma carteira Desktop. Diferente da Paper wallet que precisei explicar um pouco como as transações funcionam. Caso queiram entender um pouco, deem uma lida no tópico ” Como funciona ” no artigo sobre as Paper Wallets.

Uma carteira Desktop geralmente mantém quase toda sua estrutura no Client-Side. Toda as informações confidenciais e importantes são gerenciadas no próprio computador do usuário em invés de um servidor, como em uma carteira online. Isso acaba passando maior segurança para o usuário pois a comunicação é feita diretamente entre o computador e a rede Bitcoin, sem intermédio de terceiros.

Dependendo da carteira, essas atividades realizadas no computador do cliente podem ser maiores ou menores. Algumas como o BTC core, fazem quase tudo no próprio computador, inclusive mantém toda a Blockchain. Isso acaba criando uma carteira que pesa mais de 150 GB. Há diversas opções de outras carteiras e a grande maioria não mantém a Blockchain, logo não tem esse tamanho exagerado. Nesses casos, não precisarão se preocupar em gastar grande parte do seu disco em troca de um pouco mais de segurança em relação às carteiras online.

Precauções

Como de costume o principal vetor de ataque é a Internet. Nesse caso, o momento de maior perigo é o de baixar a carteira. Tenham muita atenção para não entrarem no site errado ou para não baixarem uma carteira falsa. Essas carteiras falsas podem estar programadas para enviar suas informações confidenciais para algum servidor deles e assim roubarem suas moedas.

Procurem uma carteira desktop renomada, façam uma breve pesquisa na internet e vejam se há vídeos a respeito ou artigos falando sobre a mesma. Abaixo citarei alguns exemplos confiáveis que vocês poderão utilizar para armazenar Bitcoins ou outras criptmoedas.

Mantenham sempre o computador com antivírus atualizado e principalmente, tenham uma boa conduta online. Não saiam fazendo qualquer tipo de coisa em um computador que você está armazenando muito dinheiro. É importante também manter o controle de quem acessa o computador, evitando que façam besteira ou acabem excluindo sua carteira sem querer. Recomendo utilizar um computador que só você utilize.

Exemplos de carteiras

Bitcoin Core

O Bitcoin core é a primeira implementação de software do Bitcoin. Foi criada pelo próprio Satoshi Nakamoto em seu lançamento. Anteriormente era conhecido apenas como “Bitcoin”, mas foi renomeada para distingui-la da rede. Atualmente o software é mantido por uma equipe que está focada em melhorá-lo cada vez mais com atualizações.

Essa carteira é um Full Node, ou seja, ela roda toda a Blockchain do Bitcoin no seu próprio computador. O próprio usuário ajudara a manter a rede segura e descentralizada. Ela acaba usando recursos de rede e armazenamento pois pesa mais de 150GB e esse tamanho aumenta com o tempo. A carteira não dá recompensas como os softwares de mineração, mas em compensação é mais segura e possui mais recursos essenciais que as carteiras Lights (que não rodam toda Blockchain no seu computador).

Vocês podem fazer o download no site oficial por meio deste Link, seu funcionamento não é muito complicado e poderão encontrar diversos artigos e vídeos na internet a respeito. A carteira está disponível para Windows, Mac, Linux e Linux ARM.

Electrum

O foco da Electrum é velocidade e simplicidade, com baixo uso de recursos. Ela usa servidores remotos que lidam com as partes mais complicadas do sistema Bitcoin e permite que você recupere sua carteira com uma Seed. A Electrum é bem leve e também possui versões para Smartphones.

A carteira possui muitos recursos personalizados, como a autenticação de dois fatores que aumenta ainda mais a segurança da sua carteira. Também permite a criação de carteiras offlines e um recurso para acompanhar suas transações. Possui suporte a Multisig, ou seja, você poderá manejar seus fundos com um sócio, permitindo as transações somente se os dois concordarem. Você também poderá sincronizar ela com uma carteira Hardware como a Trezor.

Você pode realizar o download da carteira clicando aqui. Estão disponíveis versões para Windows, Mac, Linux e Android.

Exodus

Exodus é uma carteira que suporta uma incrível quantidade de criptmoedas e que aumenta seu suporte cada vez mais. As moedas suportadas atualmente são: Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Dash, Decred, EOS, Bitcoin Cash, Ethereum Classic, Bitcoin Gold e muitas outras. Também estão nos planos outras moedas, algumas já em beta na implementação, podem acompanhar todo o suporte de moedas por meio desse Link.

Seu design é muito bonito, simples e moderno. Você pode converter suas moedas em outras na própria carteira de maneira muito fácil. Há um bom controle do usuário que pode observar facilmente todas as moedas em seu portfólio. O download pode ser feito por meio desse Link. Há versões disponíveis para Windows, Mac e Linux.

Moedas suportadas
Há mais moedas que são suportadas e não estão na imagem, visite o link correspondente para ver todas.

Jaxx

Moedas suportadas na Carteira Desktop
Há mais moedas que são suportadas e não estão na imagem, visitem o link correspondente para verem todas.

A carteira Jaxx funciona de forma muito semelhante que a Exodus. Permite várias criptomoedas e a troca entre elas. A diferença é que seu design e gerenciamento não é tão limpo e organizado quanto da Exodus. Em compensação suporta moedas que ainda não estão na Exodus (também acontece o contrário, algumas moedas da Exodus ainda não são suportadas na Jaxx).

Também tem a vantagem de possuir versões para dispositivos mobile Android, iOS e também pode ser usado como extensão do Google Chrome, além é claro das versões Desktop, disponíveis para Windows, Linux e Mac. O download pode ser feito aqui. Nesse outro Link vocês podem dar uma olhada nas moedas suportadas. 

Moedas suportadas na carteira.
Há mais moedas que são suportadas e não estão na imagem, visitem o link correspondente para verem todas.

Mist

Mist é a carteira oficial da Ethereum, da mesma forma como a Bitcoin Core é a do Bitcoin. Ela também baixa toda a Blockchain da Ethereum o que acaba deixando a carteira muito pesada. Ela está disponível para Windows, Linux e Mac. Podem fazer o download por meio desse Link. Como a carteira é muito grande, é melhor optarem pela Jaxx ou Exodus caso queiram uma opção de carteira Desktop.