Guerra comercial entre EUA e China pode durar até 15 anos

Guerra comercial entre EUA e China pode durar até 15 anos
(Foto: Shutterstock)

Em entrevista à CNBC, o economista Stephen Moore disse acreditar que mesmo que EUA e China façam algum tipo de acordo na cúpula do G20, os países ainda travarão uma guerra por muito mais tempo.

“Esta disputa comercial não vai ser resolvida no próximo ano ou dois. Esta será a batalha épica de nossos tempos ”, disse Moore. “Vai durar 10 ou 15 anos.”

Washington e Pequim estão envolvidos em uma guerra comercial há quase um ano, e os dois países intensificaram os esforços de retaliação no mês passado.

Trump e o presidente Xi Jinping devem se reunir na cúpula do G20 no sábado, depois que as negociações comerciais estagnaram. O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse à CNBC nesta quarta-feira que está confiante de que os EUA e a China podem chegar a um acordo.

“Estávamos cerca de 90% do caminho até lá [com um acordo] e acho que há um caminho para concluir isso”, disse Mnuchin à Hadley Gamble, da CNBC, em Manama, Bahrein.

No entanto, as duas nações ainda não alcançaram um objetivo final e há uma chance de que as negociações possam falhar. Moore, economista-chefe da Heritage Foundation, enfatizou que há uma diferença entre chegar a um acordo e quase chegar a um acordo.

“Isso é o que os tropeçou da última vez”, disse Moore. “Eu não reagiria exageradamente a isso”, referindo-se aos comentários de Mnuchin.

Mas se notícias positivas surgirem das negociações comerciais desta semana, Moore disse que espera que a economia e os mercados dos EUA cresçam, com o Dow possivelmente chegando a 30 mil pontos – atualmente está pouco acima de 26.500 pontos.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!