Guerra Bitcoin Cash: Craig Wright ameaça derrubar preço do Bitcoin para US$ 1.000

(Foto: Shutterstock)

Craig Wright, o homem que afirma ser o verdadeiro Satoshi Nakamoto e criador do Bitcoin, ameaçou derrubar o preço da criptomoeda se os mineradores apoiarem o projeto do Bitcoin Cash ABC no hard fork que acontecerá hoje. Wright defente o Bitcoin Cash SV (Satoshi’s Vision).

Em um tweet, Wright avisou aos mineradores do Bitcoin (BTC) que, caso decidam ajudar o Bitcoin Cash ABC (BCH), apoiados por Roger Ver e Jihan Wu (Bitmain), ele estaria disposto a financiar seu lado da batalha vendendo seus Bitcoins (BTC).

“Se vocês minerarem BCH, talvez nos precisemos financiar isso com BTC e, caso necessário, bem… eu acho que o mercado de BTC não teria espaço”

E continua: “Pense sobre isso. Nós venderemos muito!”

“BTC em US$ 1.000 não me assusta”, finaliza.

A guerra

De um lado, há a equipe de desenvolvedores do Bitcoin ABC, que criou o BCH o ano passado e defende a implementação de tecnologias que visam melhorar o desempenho do blockchain.

Do outro lado, está Wright – que quer manter o Bitcoin Cash essencialmente o mesmo que é atualmente, e potencialmente levar ele de volta para estar mais perto do protocolo original do Bitcoin, sem nenhuma das grandes mudanças propostas (algumas das quais ele alega tornar a criptomoeda, ‘ilegal’).

Sua maior mudança, no entanto, seria minerar blocos maiores – e então aumentar a escala potencial da rede aumentando o tamanho do bloco posteriormente, talvez até mesmo removendo o limite por completo.

A mineração de blocos maiores, no entanto, é vista como algo que beneficia fazendas de mineração melhor equipadas e melhor financiadas – e como um fator que contribui para a centralização, deixando a rede nas mãos de grandes empresas.

Como o Bitcoin ABC anunciou planos para continuar com a atualização, a empresa de Wright, nChain, surgiu com sua própria versão do Bitcoin Cash como uma contraproposta (apelidada de ‘Satoshi’s Vision’, BCH SV ou BSV), ao lado de um terceiro (Bitcoin Unlimited) que parece acomodar os dois lados da luta.

Como não há consenso em toda a comunidade, uma divisão na cadeia pareceu, desde então, cada vez mais inevitável entre as duas mais vociferantes facções, e agora parece certo que diferentes grupos de interesse escolheram de que lado eles estão.

Sem surpresa, a de Wright é apoiada por grandes fazendas de mineração – o grupo de mineração CoinGeek, financiado pelo Roger Ayres. No lado da ABC, no entanto, está Jihan Wu – um dos dois fundadores da Bitmain, um criador de hardware de mineração e a empresa por trás de outra grande mineradora, a Antpool. Os mineradores do lado do SV, no entanto, poderiam ter vantagem.

A guerra pelo poder de mineração

O tweet de Wright pode ser visto como um aviso para os acionistas e para a administração da Bitmain, para não deixar a Antpool tirar sua maquinas do Bitcoin (BTC) e utiliza-las para minerar Bitcoin Cash (BCH). É definitivamente um aviso para todos que Wright está disposto a fazer tudo para destruir o ABC.

Atualmente, graças à Coingeek e a alguns outros aliados da mineração o Bitcoin SV parece ter a maior parte do poder de mineração. Se ele usasse esse poder para minerar blocos vazios na cadeia ABC ao invés de seus próprios, essencialmente poderia parar transações e tornar seu oponente inútil através de um ataque no estilo de 51%. Assim, mesmo que empresas como Coinbase, BTC.com e outros serviços apoiem o Bitcoin Cash ABC, não surtirá efeito real de suporte sob o crescente peso das transações inválidas.

Esta tem sido uma ameaça consistente de Wright desde que se tornou óbvio que a comunidade do Bitcoin Cash não estaria alinhada com a “Visão de Satoshi”. Além disso, apesar do fato de que tal guerra poderia potencialmente matar o interesse em ambas as moedas, Wright parece comprometido com uma longa e árdua batalha – presumivelmente na esperança de que seus oponentes não sejam, e que eventualmente todos entrem na linha.

Além disso, números recentes parecem mostrar que o time do SV está vencendo a batalha. Craig Wright publicou uma foto em seu Twitter, com dados do coin.dance, mostrando que, atualmente, eles possuem quase 60% do poder de mineração.

No final, há algumas possibilidades: teremos duas moedas, uma moeda sobrevivente ou nenhuma moeda. O resultado potencial mais preocupante é uma longa Guerra Fria, com todo o ecossistema cripto sendo danificado por uma batalha de egos pelo controle do que deveria ser uma rede descentralizada.

O Portal do Bitcoin utilizou informações do Cryptonewsreview.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br