Governo dos EUA recupera R$ 400 mil em bitcoin roubados da Bitfinex e devolve à exchange

Documento vazado de regulador dos EUA quer regras em transações com criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

A Bitfinex, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, anunciou na segunda-feira (25) que parte dos bitcoins roubados na invasão hacker que a plataforma sofreu há dois anos e meio foi devolvida pelo governo dos EUA.

Em agosto de 2016, a Bitfinex teve 120 mil bitcoins roubados.

De acordo com a publicação no Medium, a bolsa informou que 27.66270285 BTC (R$ 390 mil aproximadamente nesta data, segundo o IPB) foram recebidos do governo dos EUA, resultado dos esforços das forças policiais americanas.

O empresa disse que os bitcoins serão convertidos em dólares (USD) e pago para os atuais detentores dos tokens Recovery Right Token (RRT).

A bolsa ressaltou que desde o hack tem colaborado com as investigações das agências de inteligência internacionais.

Ela disse que em novembro do ano passado foi alertada pelo governo americano que eles tinham sob custódia, supostamente, parte do que foi roubado da exchange.

Disse, ainda, que após o incidente, a empresa adotou uma abordagem única, generalizando as perdas em todas as contas e creditando tokens da BFX aos clientes na proporção de 1 BFX para cada dólar perdido.

“A Bitfinex honrou seu compromisso de pagar as perdas. Passados oito meses da invasão, todos os detentores de tokens da BFX tiveram seus tokens resgatados ou trocados por ações do capital da iFinex Inc. Todos os tokens da BFX foram destruídos dentro desse processo”, disse a exchange.

Giancarlo Devasini, diretor financeiro da Bitfinex, falou que depois de dois anos passados do hack eles veem resultados de uma estratégia cuja resposta é clara e robusta.

O executivo disse que é um grande prazer em poder reembolsar os leais clientes da exchange que em um momento muito difícil acreditaram na equipe”.

Ele acrescentou:

“Vamos continuar auxiliando nas investigações para que se possa aplicar as leis. Mais uma vez, vamos estender o convite aos hackers, ou a qualquer pessoa que possa ajudar com informações sobre a violação”.

A invasão hacker sofrida pela Bitfinex está entre os dez maiores roubos sofridos por exchanges de criptomoedas da história. Ela teve 120 bitcoins roubados em agosto de 2016.

Roubo na Bitfinex entrou para a história

No incidente, os hackers exploraram uma vulnerabilidade com as carteiras de multiassinatura da Bitfinex usadas para armazenar os fundos de seus clientes.

Esse tipo de carteira tem chaves divididas entre vários proprietários para mitigar o risco.

Os criminosos criaram uma configuração com o sistema de outra empresa, a BitGo, que completava os dados e fazia as transações.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!