Google ironiza criptomoedas em anúncio de celular

(Foto: Shutterstock)

O Google lançou na última terça-feira (9) um vídeo promovendo uma funcionalidade do novo celular desenvolvido pela companhia, o Pixel 3. Em tom satírico, os personagens do anúncio ironizam as criptomoedas e o consumo de energia para mineração. A companhia já aplicou diversas políticas contrárias a moedas digitais.

No vídeo, os apresentadores falam sobre a nova função do Google Assistant, que informa ao dono do aparelho quem está ligando e, se for um número de telemarketing, mostra o motivo da ligação antes mesmo de o usuário atender, podendo ser marcada como spam.

Em um dos exemplos da função, o ator diz que está recebendo uma ligação da companhia de eletricidade para avisá-lo que está gastando muita energia. Com isso, ele comenta: “Bem, mineração de criptomoedas necessita de muita eletricidade”. A mulher o responde: “Criptomoedas não são dinheiro de verdade.”

Ele ainda diz “Tenho uma novidade para você: dinheiro não é real”, e ela replica “Você vai viver essa mentira?”

O Google trava uma batalha contra criptomoedas desde março de 2018, quando passou a proibir o uso de suas plataformas de publicidade, AdWords e AdSense, para anúncios de criptomoedas, ICOs, mineração, aconselhamento financeiro, entre outros serviços. A decisão seguiu o Facebook, que já havia tomado medidas semelhantes.

Entretanto, no mês passado, a companhia anunciou um afrouxamento da política de segurança, permitindo que anunciantes dos Estados Unidos e do Japão, certificados pelo Google, pudessem fazer publicidade sobre ICO e comércio de criptomoedas.

Ainda em julho, o Google baniu de sua plataforma de aplicativos programas que permitam a mineração de criptomoedas em dispositivos, mantendo apenas softwares que permitam o acompanhamento remoto da mineração.

Um mês antes, a Apple também removeu da loja de aplicativos todos os programas que posibilitavam a mineração a partir dos dispositivos. No caso de ambas as empresas, ainda é possível baixar aplicativos como carteiras e plataformas de gerenciamento de criptoativos.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.