Golpistas se passam por corretora Mercado Bitcoin para tentar roubar criptomoedas

Golpistas se passam corretora Mercado Bitcoin criptomoedas para tentar roubar criptomoedas
Foto: Shutterstock

Criminosos estão usando o nome da corretora brasileira de criptomoedas Mercado Bitcoin para aplicar golpes. Uma imagem compartilhada nas redes sociais revela uma tentativa frustrada, mas que requer atenção, já que não é possível reverter uma transferência em bitcoin.

De acordo com a imagem, o golpista se passa por um ‘gerente virtual’ da corretora solicitando com urgência uma atualização nas chaves criptográficas. Segundo ‘ele’, o motivo é que a empresa identificou várias tentativas de acesso à conta. 

No texto, o golpista sugere que o problema esteja ocorrendo devido a um ‘Bot’ (robô) e que ‘eles’ estão tomando todas as precauções devidas para proteger o cliente de terceiros.

“O Procedimento é muito rápido, basta o senhor fazer o acesso através do seu dispositivo usual”, escreveu o falso gerente virtual.

Para completar o processo ele indica um endereço falso contendo o nome da corretora, cujo domínio é “.VIP”, provavelmente um link que vai dar a ele acesso a dados pessoais. Este tipo de armadilha é conhecido como ‘phishing’.

“E o senhor poderá dormir tranquilo com sua carteira 100% protegida”, concluiu.

A imagem, recebida por SMS, foi compartilhada em um grupo privado no Telegram por um usuário que ironicamente respondeu ao ataque.

Ele escreveu:

“Nossa, que perigo. Mas vou deixar desprotegido mesmo, vai que o hacker fica com dó da minha situação e me ajuda”.

(Imagem: Reprodução)

Mercado Bitcoin responde

Procurada para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da empresa enviou a seguinte nota:

“Sobre qualquer eventual tentativa de phishing, reforçamos que nossos sistemas de segurança não identificaram qualquer cliente atingido e que monitoramos 24×7 as tentativas dessa natureza. Tão logo são identificadas, denunciamos e acompanhamos o processo para garantir que nossos clientes não sejam impactados”. 

Com o objetivo de reforçar os links verdadeiros da corretora, a empresa escreveu:

Reforçamos que nossos perfis oficiais nas redes são:

  • https://www.facebook.com/MercadoBitcoin
  • https://instagram.com/mercadobitcoin/ 
  • https://twitter.com/MercadoBitcoin 

E por e-mail são:

De acordo com a empresa, qualquer mensagem de qualquer remetente que não seja estritamente por esses endereços, deve ser descartada e reportada por meio do link de suporte ou pelo email [email protected]

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!