Golpistas miram usuários do Reddit com informação falsa sobre criptomoeda

Cidade dos EUA paga R$ 1,8 milhão por resgate de dados e hackers não liberam informações
(Foto: Shutterstock)

Várias contas da rede social Reddit associadas a golpistas iniciaram recentemente uma campanha direcionada aos usuários do navegador Brave, um navegador financiado através de uma oferta inicial de moedas (ICO) no qual foram distribuídos tokens BAT, para lhes tirar os seus tokens.

Ao que parece, os golpistas criaram várias contas no Reddit e começaram a enviar mensagens a todos os que estavam subscritos no subreddit r/BAT_Project a informá-los que tinha sido descoberto um “erro no contrato inteligente dos BAT,” e que tinham de visitar um link para atualizarem o contrato inteligente.

Assim que as mensagens começaram a ser enviadas aos usuários, a maior parte das publicações no fórum baseou-se nas mesmas, e avisava os outros de que se tratava mesmo de um golpe, visto existirem várias inconsistências nas mensagens.

Mensagem dos golpistas sobre o contrato inteligente

Após uma análise mais aprofundada, reparou-se que várias contas estavam a enviar as mensagens, mas nenhuma vinha de membros da equipa do navegador Brave ou dos moderados do subreddit. Além disto, o link que aparecia nas mensagens era suspeito, tal como o seu conteúdo.

Em pouco tempo, os moderadores do Reddit agruparam todas as publicações numa só, que detalhava o que se estava a passar – golpistas estavam a tentar enganar os usuários para lhes roubarem os tokens. Na publicação, lê-se:

A mensagem é uma farsa. Por favor, não visite o link nessa mensagem e não envie tokens ou informações pessoais

Não está claro se alguém caiu no esquema dos golpistas. Alguns usuários revelaram ter carregado no link, que os redirecionava para a MyEtherWallet, uma carteira de Ethereum.

BAT e o navegador Brave

O navegador Brave foi criado pelo cofundador do Mozilla e criador do JavaScript Brendan Eich, e financiado pelo ICO que mais rápido se esgotou na história do Ethereum. Este durou cerca de 30 segundos, e levantou US $35 milhões de investidores que pagavam taxas elevadas para que as suas transações passassem à frente das outras na rede.

Neste ICO adquiriam tokens BAT [Basic Attention Token], uma parte central do ecossistema do navegador. Este vem com um bloqueador de anúncios de trackers incorporado, e permite aos usuários pagarem aos sites que visitam de acordo com a sua atenção.

Assim, substitui o rendimento que viria da publicidade por um rendimento baseado na atenção recebida por usuários, ou em donativos feitos voluntariamente. Além deste navegador, apenas o Opera tem uma carteira de criptomoedas integrada. A deste, permite aos usuários guardarem ETH, tokens ERC-20, e colecionáveis ERC-721.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!