Fundo de investimento acumulou 203 mil Bitcoins para clientes; 1% do total em circulação

(Foto: Shutterstock)

A Grayscale, um fundo de investimento da Digital Curency Group (DCG) em 2013, tem vindo a acumular Bitcoin durante a queda de preços deste ano. Atualmente tem já mais de 203,000 BTC, o equivalente a mais de 1% do total em circulação.

De acordo com um estudo feito pela empresa de análise de blockchains Diar, a empresa acumulou esta quantia para investidores institucionais que negociam o seu Grayscale Bitcoin Investment Trust (GBTC), que segue o preço da principal criptomoeda.

Apesar de a quantidade de Bitcoin nas carteiras da Grayscale ter vindo a aumentar, o valor dos ativos que estão sobre a sua gestão (AuM) tem vindo a cair a pique devido ao desempenho das principais criptomoedas nos últimos meses.

O estudo da Diar afirma, porém, que a posição do GBTC tem vindo a aumentar todos os meses. O produto financeiro ajuda investidores a ganharem exposição à BTC sem terem de se preocupar com carteiras de criptomoedas ou chaves privadas.

Cada ação da GBTC representa 10% do preço do Bitcoin, mas é negociado a um premium de 22%, de acordo com o site da empresa. Sobre a gestão das ações a Grayscale cobra 2% do seu valor aos investidores. Dados do Yahoo! Finance mostram que cada ação está atualmente a ser negociada a US$ 4,31.

De acordo com dados partilhados pela própria empresa via Twitter, o valor dos seus ativos está atualmente no mínimo deste este ano, ligeiramente abaixo de um bilhão de dólares. Isto devido ao desempenho de fundos de investimento também em outras criptomoedas como o Ethereum Classic (ETC) e o Ethereum (ETH).

Estas criptomoedas, como é possível ver nos índices do Portal do Bitcoin, têm vindo a cair a pique. Desde o inicio do ano, o ETC caiu de cerca de US $36 para cerca de US $3.9, enquanto o ETH caiu de perto de US $800 para US $98.

‘Baleias’ e investimento

O estudo da Diar não aponta apenas que a Grayscale continue a acumular BTC, mas esclarece que ‘baleias’ – investidores com grande quantidade – de ETH têm vindo a comprar mais à medida que o preço desce.

De acordo com a empresa, estas têm já mais de 20 milhões de ETH , ou 20% do total em circulação, nas suas carteiras. Isto é um aumento de 300% face à quantidade que tinham no início de 2017.

A acumulação era já conhecida. Como noticiado pelo Portal do Bitcoin, o analista sénior da eToro, Mati Greenspan, revelou o mês passado que os investidores estavam a usar a queda do Bitcoin para comprar mais.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br