Fundador do Ethereum fala sobre a Criptomoeda e Chama Blockchain de “Computador do Mundo”

(Foto: Shutterstock)

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, disse ao programa ‘Conversations with Tyler’, que a tecnologia blockchain e as criptomoedas têm pelo menos mais alguns desafios maiores até que possam finalmente alcançar o ‘mainstream’.

A entrevista aconteceu em um podcast da Player Fm apresentado pelo economista americano Tyler Cowen, e foi ao ar nesta quinta-feira (19).

Durante o programa, Buterin discutiu sobre os vários projetos que ele está trabalhando, incluindo um estudo sobre o início de tudo, uma analogia para poder entender melhor o blockchain, visando seu desejo de trazer a ficção científica para a realidade.

Cowen apresentou Buterin como sendo aquele que conseguiu sintetizar ‘visões’ das áreas de economia, criptografia, sistemas distribuídos, teoria da informação e matemática, e aplicá-las ao mundo real. Ele citou o Ethereum como a obra.

Computador do mundo

Perguntado sobre como ele explicaria a tecnologia blockchain para alguém que nem sabe o que é uma criptomoeda, Buterin respondeu que diria que seria o ‘computador do mundo’.

“Uma das analogias das quais eu continuo voltando é o conceito de ‘um computador do mundo’. A ideia, basicamente, é que um blockchain, como um todo, funciona como um computador. Tem um disco rígido e nesse disco armazena o que todas as contas fazem”, explicou Buterin.

Criptoeconomia x Economia

O fundador do Ethereum primeiramente deixou bem claro que a intenção do novo mercado não é ser paralelo à economia tradicional, mas fazer parte da economia global. Porém, ele disse que a criptoeconomia é bem jovem, mas detém a chave para o futuro.

“Eu diria que a criptoeconomia, em primeiro lugar, é economia. Não é como se estivéssemos inventando uma sociedade paralela completamente diferente, com uma economia paralela e regras diferentes, mas é uma economia especializada em um conjunto particular de circunstâncias”.

Mais velocidade nas redes

Sobre as facilidades para o usuário e a escalabilidade, que para Buterin são imprescindíveis para o sucesso da nova tecnologia, ele explicou.

“A capacidade do blockchain do Ethereum agora é de cerca de 15 transações por segundo. Se você considerar algo como ‘colocar todos as corridas de Uber no blockchain’, já são 12 transações por segundo”.

Buterin citou as tecnologias em que ele está trabalhando, as de ‘segunda camada’. Ele acha que a capacidade bruta de processar mais transações por segundo é o mais importante neste momento.

Segurança

Sobre a segurança, que é um dos assuntos que mais deixa insegura a experiência do usuário, e que ele acredita ser fundamental para o crescimento da indústria, Buterin dissertou.

“Importantíssimo é a experiência segura do usuário. O desafio agora é criar uma carteira que não permita que todo o seu fundo seja roubado ou perdido caso suas chaves sejam perdidas ou roubadas. É isto que eu acho mais importante em inovação neste momento, mas isso deve levar ainda alguns anos.

Preço das criptomoedas

Questionado sobre o valor financeiro das criptomoedas e o porquê desses preços tão voláteis, o fundador do Ethereum disse que não sabe qual é a melhor resposta.

Ele explica que no final das contas o preço depende de como ela está indo do mercado, o que é óbvio, mas a melhor maneira de tratar desse assunto é tratar as criptomoedas como ‘uma corporação que coleta receita através de taxas de transação’.

Perfil dos funcionários do Ethereum

Sobre a empresa e a equipe de trabalho, Buterin traçou o perfil de funcionários que ele sempre procura. Não há um quesito primordial e, segundo ele, pode ser qualquer um.

“Existem diferentes grupos de pessoas na comunidade Ethereum, alguns zelosos, outros não, e há idéias diferentes sobre o que significa ser a empresa. Pode ser apenas um fã que nos acompanha para onde quer que vamos, ou alguém que tenha um intelectual diferenciado, que gosta de sair em grupo, a gente pode escolher até mesmo um ‘lobo solitário’ que trabalha em sua casa. Pode ser qualquer combinação dessas.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!