Foxbit, Mercado Bitcoin e Braziliex vão lançar associação de criptomoedas no final de agosto

(Foto: Shutterstock)

Anunciada em abril, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) — entidade formada pelas exchanges de criptomoedas Foxbit, Mercado Bitcoin e Braziliex —, será finalmente lançada até o final de agosto.

Natália Garcia, vice-presidente da associação e diretora jurídica da Foxbit, disse ao Portal do Bitcoin que o atraso ocorreu por uma demora na documentação e pela saída de algumas empresas.

“Decidimos então que ficaríamos ‘low profile’, mas que o lançamento seria acompanhado de um conjunto de ações”, afirmou.

Garcia não especificou as ações, que serão detalhadas no dia do lançamento, mas disse que serão relativas à Brasília, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central.

Ela resumiu o objetivo da ABCripto: “A ideia é construir um ambiente no qual as empresas se sintam seguras para empreender e defender o setor de criptoeconomia”.

Sobre a ABCB (Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain), a vice da ABCripto afirmou que ambas entidades terão atividades complementares e que deverão ter objetivos paralelos. “Não queremos que pareça que o mercado é desorganizado”.

Perda de exchanges

Bitcointrade, Walltime e FlowBTC, que estavam na formação original divulgada em abril, não farão mais parte.

“As portas ficaram abertas a todos, mas falaram que os interesses não estavam alinhados no momento. Talvez não fosse o momento de colocar energia”, disse.

A ideia agora é buscar membros também dentro da comunidade blockchain. Um dos objetivos é conquistar mais 10 associados em três meses. Para setembro, também está marcado um seminário da ABCripto no Rio de Janeiro.

Associações rivais

Em abril deste ano, as principais corretoras de criptomoedas do Brasil foram pegas de surpresa com o anúncio da criação da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB), um movimento liderado pela Atlas Project.

Na época, Garcia disse: “Até ontem a gente não sabia que ela existia”.

Rodrigo Marques do Santos, CEO da Atlas, disse ao Portal do Bitcoin que a ideia da ABCB começou a ser gestada em outubro de 2017 — cerca de um mês antes do começo da ABCripto.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br