Fork do Bitcoin Cash é realizado e disputa continua acirrada

(Foto: Shutterstock)

O hard fork do Bitcoin Cash (BCH) já aconteceu e duas novas criptomoedas nasceram, o Bitcoin ABC (BCHABC) e o Bitcoin SV (BCHSV). Como está acontecendo uma briga no momento, nenhuma delas ainda será denominada Bitcoin Cash.

A rede do Bitcoin Cash atualizou logo após as 16:00, quando as cadeias BCHABC e BCHSV divergiram no bloco 556767. O Bitcoin.com minerou os dois primeiros blocos do BCHABC, com pouco mais de 3mb cada um. O primeiro bloco do BCHSV teve 13mb. Até o momento da redação desta matéria, o Bitcoin ABC teve 12 blocos minerados contra 9 blocos do Bitcoin SV.

(Fonte: Coin.dance)

De acordo com o Coin.dance, o Bitcoin ABC está com um poder de mineração entre 50% e 64%, ou seja, mais da metade dos mineradores do Bitcoin Cash original viraram suas máquinas para o BCHABC. Do outro lado, entre 32% e 34% estão minerando o BCHSV.

Poder econômico x Poder de mineração

O chefe de pesquisa da BitMEX, Jonathan Bier, fez uma declaração à Bloomberg esta semana em relação à forma como a bifurcação do Bitcoin Cash se desenvolveria, Bier disse que acredita que a divisão entre a maioria econômica e a maioria da mineração se resolverá rapidamente.

“A cadeia se dividirá em dois, mas a economia apoiará a ABC e rejeitará a SV. A SV terá um preço baixo e os mineradores o deixarão em poucas semanas. Essa é a minha previsão.”

A declaração dele se refere aos diversos serviços do mercado criptoeconômico que estão apoiando o Bitcoin Cash ABC. De acordo com o Coin.dance, no mínimo 75% das empresas já estão preparadas para dar suporte ao BCHABC enquanto apenas 40% apoiariam o BCHSV.

Recapitulando

O Bitcoin Cash, criptomoeda que nasceu da rede do Bitcoin em agosto do ano passado no culminar do debate acerca da sua escalabilidade, prevê dois hard forks (leia-se: upgrades) por ano.

No centro da divisão está a escalabilidade da criptomoeda. A equipe de desenvolvedores do Bitcoin ABC, que criou o BCH o ano passado, defende a implementação de tecnologias que visam melhorar o desempenho do blockchain, enquanto os do Bitcoin SV pretendem, entre outros, aumentar o tamanho dos seus blocos de 32 MB para 128 MB. As versões não são compatíveis uma com a outra.

Leia também:


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br