Foco da China em blockchain deve impulsionar cenário global da tecnologia

Foco da China em blockchain deve impulsionar cenário global da tecnologia
Foto: Shutterstock

As declarações do presidente da China, Xi Jinping, sobre o gigante asiático liderar o desenvolvimento de blockchain, devem levar a discussão sobre a tecnologia a um outro nível no contexto global.

“Vinda de um líder como o presidente chinês, segunda maior economia mundial, esta declaração indica que haverá um aprofundamento no uso desta tecnologia para casos de uso mais robustos e potencialmente mais relevantes no contexto global”, disse ao Portal do Bitcoin Gustavo Robichez, professor da PUC-Rio, sobre a declaração do presidente chinês.

Na última quinta-feira (24) durante uma reunião do Politburo, o Comitê Central do Partido Comunista chinês, Jinping disse que o blockchain deveria ser considerado um avanço importante, e que seu desenvolvimento deveria ser acelerado.

“É preciso aproveitar a oportunidade de integração da tecnologia blockchain na promoção do compartilhamento de dados, otimização de processos de negócios, redução de custos operacionais, melhoria da eficiência de sinergia e construção de um sistema confiável”, afirmou.

Robichez cita a área aduaneira como exemplo potencial da aplicação do blockchain para os fins citados pelo líder chinês.

“Há um enorme potencial de aplicação em processos aduaneiros, e a China é sem sombra de dúvida divisor de águas neste contexto, devido a importância de sua economia no comércio internacional”.

Ao mesmo tempo, o professor cita que a atenção chinesa sobre o blockchain deve impulsionar sua discussão, tanto em nível local como global.

“Além do aprimoramento tecnológico, eu indicaria que a discussão de padrões internacionais tende a ganhar força com este tipo de apoio. Sem falar que a criação de ativos digitais (criptoativos) podem ganhar mais relevância em um cenário global, com padrões reconhecidos”, afirmou.

China abraça blockchain

As discussões sobre usos e possibilidades do blockchain na China já vão além da fala do presidente Xi Jinping, tanto no meio local como internacional.

No Twitter, o perfil cnLedger, especializado na criptoeconomia do país asiático, mostrou que o blockchain passou a ser divulgado amplamente na mídia local pelo governo. 

O cnLedger também indica discussão em meio ao Xuexi Qiangguo, aplicativo mais popular do país, no qual há um curso recomendado focado inteiramente em blockchain, com lições sobre Bitcoin e Ethereum.

Vale lembrar que o aplicativo — cujo nome significa “estudo para se tornar uma nação poderosa” — foi desenvolvido pelo Partido Comunista Chinês para ajudar as pessoas a aprender sobre suas doutrinas políticas.

A fala do líder chinês vem poucos dias depois de David Marcus, o responsável pelo projeto da criptomoeda do Facebook, alertar ao governo americano sobre a disputa com o país asiático.

“Se não tivermos uma boa resposta, em cinco anos a China vai estar religando uma grande parte do mundo com um renminbi (moeda chinesa) digital rodando em sua blockchain controlada”, afirmou ele, que é ex-diretor de setor de blockchain do Facebook e atual cabeça no projeto Libra, nome da futura criptomoeda a ser desenvolvida pela rede social.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br


Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!