Fator Psicológico Influencia na Estabilidade de Criptomoedas Consideradas Estáveis, diz Pesquisa

A BitMEX, maior corretora de criptomoedas no mundo em volume, realizou uma pesquisa sobre ‘stablecoins’ (moedas estáveis) e destacou duas entre as mais populares, o BitUSD, da plataforma BitShares e o Dai, baseado no MarketDAO, para descobrir de quais mecanismos elas dependem para manter o seu preço estável. E um dos fatores percebidos após a análise foi o fator psicológico.

Neste aspecto, a empresa encontrou a razão de que o preço delas se mantém porque simplesmente as pessoas acreditam que elas não podem ser negociadas por qualquer outro preço —  e que este sempre passará a ser o preço real.

A BitMex definiu, então, que os métodos usados ​​para absorver a flutuação das stablecoins realmente não fazem nada e é o comportamento do público que mantém ‘estável o preço da criptomoeda estável’.

As stablecoins estão crescendo cada vez mais em popularidade e vêm ganhando força desde o ano passado. No entanto, parece que a maioria dos entusiastas de criptomoedas está tendo dificuldade em entender o seu conceito, que por sinal não é tão simples de entender.

Um dos fatores que pesam na hora de tentar achar uma razão para a adesão de um criptoativo do tipo ‘stablecoin’ é que a maioria dos projetos não está pronta para uso em grande escala.

Mas o que é uma stablecoin?

Em termos simples, é uma “criptomoeda que tem característica estável ​​de preço”, como definido pelo executivo do Runa Capital, Nick Tomaino, ou, quase que da mesma forma  “criptomoedas estáveis ​​em preço”, conceito dado por Haseeb Qureshi, executivo do MetaStable Capital. 

Já o site The Next Web as definiu como um tipo de criptomoeda que promete o melhor dos dois mundos – a independência e os aspectos descentralizados das transações blockchain e a estabilidade de preço dos ativos financeiros tradicionais, como ouro e moeda fiduciária.

Uma stablecoin normalmente está atrelado ao Dólar (USD), como o Tether, que é um criptoativo ligado a outro valor, que pode ser Dólar, Euro e Iene. Porém ele se torna centralizado e suscetível a ser encerrado pelas autoridades. O mesmo não acontece com as stablecoins.

Alguns projetos podem ser diferentes, como, por exemplo, ser ajustado conforme um índice de preço ao consumidor.

Nova stablecoin

A Circle, corretora de criptomoedas subsidiária do banco Goldman Sachs, vai lançar uma criptomoeda lastreada em dólares, similar ao Tether. Ela vai se chamar USDC ou USD Coin e será um token ERC20 construído no blockchain do Ethereum.

A empresa afirma que seu criptoativo será compatível com os regulamentos, o que vai proporcionar maior confiança para os investidores que queiram fazer retiradas quando lhes for conveniente.

No entanto, resta saber se a empresa vai conseguir cumprir essa promessa.

Muitos países têm trabalhado na regulamentação do mercado de criptomoedas, definindo regras que venham a permitir o comércio com as moedas fiat.

Entretanto, o desequilíbrio de conceitos sobre o novo mercado ainda assola a esperança daqueles que desejam a plena liberdade no uso de uma moeda descentralizada, como acontece na China, Índia, entre outros, que não veem o Bitcoin, por exemplo, como um bom negócio.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/