Estoque de Placas de Vídeo se Esgotam Devido ao Aumento da Mineração

0

Com a alta das criptomoedas em geral, a mineração volta a ser considerada como um bom investimento.

Leia Também: Conheça uma Mineradora de Bitcoin por Dentro

Bitcoin.com Lança serviço de Mineração na Nuvem

Aumento da Demanda

Antigamente, por volta de 2010 até 2013, placas de videos estavam em alta quando o assunto era mineração de bitcoin. Durante esse tempo, muitos fornecedores esgotaram o estoque. Desde então, os mineradores tem usado ASIC (Application-Specific Integrated Circuit), que são maquinas feitas especificamente para a mineração do bitcoin, que funcionam em velocidades muito maiores que as placas gráficas de varejo. No entanto, o Wccftech e outros varejistas de GPUs estão agora vendo um “ressurgimento maciço” das vendas de GPU devido à popularidade de redes de mineração alternativas, como Zcash e Ethereum.

O Wccftech detalha que as placas da AMD e Nvidia são realmente difíceis de estocar esses dias porque não é visto esse tipo de demanda em anos.

“As GPUs da AMD voam das prateleiras e estão esgotadas em uma dúzia de países”, explica o site Wccftech.

“A mania da mineração não apenas afetou os varejistas nos EUA, o fenômeno tornou-se global. As GPUs da série RX 500 estão esgotadas em todo o mundo. Quase todos os varejistas da América do Norte e da Europa estão fora de estoque. Mesmo os varejistas que possuem placas da série RX 500 em estoque apenas possuem poucas unidades.”

Reclamação dos consumidores

Uma publicação no forum de tecnologia Tom’s Hardware também revela que alguns consumidores estão chateados com a falta de disponibilidade de GPU no mercado. Em um post chamado “Rx570 esgotado – obrigado, mineradores”, um indivíduo, tentando fazer montar seu próprio computador não pode comprar a GPU que queria, pois estava em falta.

“Quando eu estava fazendo um pedido dos componentes da minha nova maquina, descobri que a RX570 / 580 estava esgotada em toda a Alemanha e não seria reabastecida antes de julho / agosto”, explica o autor da discussão.

Os outros usuários do forum que responderam à publicação afirmaram que  “estão esgotadas em todos os lugares” e “as GPU AMD têm um hashrate melhor, tornando-as uma melhor opção para a mineração”