Estão Introduzindo Mineradores de Criptomoedas Dentro de Anúncios em Sites

Websites e editores precisam estar preparados para mineradores de criptomoedas entrando em anúncios em seus sites, de acordo com a empresa israelense, Spotad.

A empresa, que opera uma plataforma de publicidade alimentada pela inteligência artificial (IA) para comprar espaço de mídia, descobriu recentemente a atividade de mineração de criptomoedas em sua rede, um desenvolvimento que a empresa afirma que está se tornando tendência.

O sistema de IA da Spotad, chamado “Sarah”, identificou recentemente anomalias no código de anúncios aparentemente legítimos tanto para desktop como para celular que acabaram por ser um minerador da criptomoeda monero. O anúncio habilitado para JavaScript foi projetado para enganar os usuários para clicar em um pop-up que iniciaria o processo de mineração.

De acordo com o co-fundador Yoav Oz, a agência responsável pelo anúncio desconhecia o código que estava incorporado dentro. O nome da agência ou o assunto do anúncio não foi divulgado.

“Olhe para o que está acontecendo hoje em torno de todo esse mundo de criptomoedas, você vê a quantidade de dinheiro que está envolvida, você vê o aumento do volume semana a semana”, acrescentou Tomer Horev, diretor de estratégia, que liderou a equipe que descobriu o código.

Ele disse ao CoinDesk:

“Eu acho que as pessoas identificam isso como a próxima corrida do ouro e tentarão fazer tudo o que puderem para produzir esse tipo de dinheiro”.

Oz e Horev explicaram que o sistema de IA da Spotad monitora regularmente as irregularidades nos anúncios e agora está sendo treinado na detecção de scripts de mineração de criptomoedas.

Alguns dos sinais-chave incluem a falta de padrões de comportamento ou de clique tipicamente vistos em anúncios legítimos. “Ele estava mostrando um tipo diferente de comportamento, onde os usuários não estavam clicando muito, não havia compromisso com o anúncio. É aí que conseguimos os sinais do nosso sistema”, disse Horev.

Leia Também: Entenda a mineração do Bitcoin

Mineração Monero

Por que escolhem monero? De acordo com Oz e Horev, é simplesmente mais fácil de minar escondido.

Horev explicou que a Monero possui um script que pode funcionar bem em CPUs que atualmente residem em qualquer computador, laptop e dispositivo móvel.

“Este tipo de criptomoeda pode ser minerada através de dispositivos de baixo custo”, continuou ele.

Esta semana, a empresa de cibersegurança russa divulgou um malware do Android chamado Loapi, que é espalhado por campanhas publicitárias e lojas de aplicativos, que podem ser usada para minerar monero, mesmo com processadores de baixa potência.

Os mineradores de criptomoedas tornaram-se um tema controverso após o site de torrent The Pirate Bay testar um código de mineração monero que afirmou que estava testando como uma alternativa à publicidade.

A Symantec publicou um relatório desta semana que afirmou que existe agora uma “corrida armamentista” da mineração de criptomoedas a em andamento, à medida que mais cibercriminosos buscam maneiras de ganhar dinheiro dessa maneira.

 

Leia Também: Novo Bot de Mineração de Criptomoedas está Infestando o Facebook Messenger

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br