Estamos no fim de uma bolha das criptomoedas, diz criador do Ethereum

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum (Foto: TechCrunch/Flickr)

O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, disse em sua conta no Twitter que o Bitcoin está no “fim da cauda de uma bolha de criptomoeda”. O comentário foi publicado em resposta a um tuíte de Tim Swanson, antigo cético dos criptoativos, mostrando o declínio de cerca de 50% dos acessos globais da exchange de moedas digitais Coinbase.

Na publicação de Swanson, de terça-feira (31), o investidor mostra dados da SimilarWeb, que exibe estatísticas de acesso para sites na internet. As informações mostram que os acessos à Coinbase caíram em todos os países mais acessados – Estados Unidos, Reino Unido, França, Brasil e Alemanha, respectivamente.

No período mostrado no gráfico, de janeiro a junho de 2018, os acessos à plataforma do mundo todo despencaram de mais de 126 milhões para pouco mais de 25 milhões, incluindo visitas por computadores e aparelhos móveis. Em resposta, Vitalik respondeu: “Alguém está surpreso? Estamos no fim de uma bolha de criptomoeda.”

A Similar Web, entretanto, respondeu dizendo que “também é importante notar que dezembro/janeiro marcaram um maior pico no tráfico, então a ‘queda’ é mais um retorno aos níveis normais”.

Vitalik é um conhecido crítico do Bitcoin, criptomoeda “rival” de sua invenção, o token Ether. Segundo matéria publicada no Trustnodes, Vitalik escreveu durante o recorde histórico de valorização do Bitcoin, em dezembro de 2017: “Agora o mercado de moedas digitais atingiu US$ 500 bilhões. Mas quem ganhou isso?”

Em 27 de dezembro, poucos dias depois, ele vendeu 30 mil ETH. Uma semana antes, os valores da maioria das criptomoedas havia começado a declinar.

Em julho de 2018, Vitalik chegou a dizer em um tuíte que associar a rejeição de um ETF Bitcoin com a queda da criptomoeda é uma relação exagerada, como mostrou o Portal do Bitcoin.

Apesar do preço da criptomoeda ter flutuado conforme os sinais de aprovação e rejeição do pedido de ETF da exchange dos irmãos Winklevoss para a Comissão de Valores Imobiliários dos Estados Unidos, Vitalik considera que as criptomoedas seriam muito mais valorizadas se fosse incentivado seu uso no dia a dia.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br