Esquema de Pirâmide com Bitcoins Aliciou Mais de 27 Mil Investidores na África do Sul, Austrália e Estados Unidos

A BTC Global Team solicitava investimentos e prometia retornos de 14% semanalmente

Um suposto esquema “Ponzi”, mais conhecido como “pirâmide financeira” está sendo investigado pela polícia sul-africana. O prejuízo dos investidores espalhados por África do Sul, Austrália e Estados Unidos pode chegar a US$ 50 milhões.

Segundo um relatório do site Times Live aproximadamente 27.500 pessoas podem ter sido enganadas com o plano fraudulento de um grupo chamado BTC Global. De acordo com os relatos a fonte de notícias sul-africana informou que muitos chegaram a investir mais de US$ 100.000.

Um Hawk, (Hawks são agentes especializados em investigar o crime organizado no país) porta-voz do Departamento de Investigação de Crime Prioritário da África do Sul, conforme informações no site da Coindesk, disse que o assunto está sendo tratado como um iminente esquema ‘Ponzi’. Ele informa, ainda, que a BTC Global já estava sob investigação por sonegação de impostos, falta de transparência e pelo não cumprimento das normas do estatuto da Financial Advisory and Intermediary Services Act., que é responsável por supervisionar o setor financeiro não bancário na África do Sul.

Sumiço e Ficção

Administradores que controlam o site oficial da BTC Global publicaram uma nota afirmando que o gerente de fundos do grupo, Steven Twain, havia desaparecido desde o dia 18 de fevereiro e que a empresa não tinha recebido nenhum contato até então.

“Steven não acusou o recebimento da informação e não entrou em contato com ninguém na liderança ou equipe administrativa. Ele também não efetuou nenhum pagamento. Se alguém tiver alguma informação sobre como podemos entrar em contato com ele, nos avise”.

Um usuário chamado Jessie Holmes desde janeiro vem alertando em seu blog no medium que Steven Twain não existia. Suas publicações eram direcionadas para ele.

“Olá, Steven Twain, você é um personagem fictício e foi criado por pessoas da BTC Global. Eles até criaram uma página sua no Facebook, então prove que você é real postando um vídeo de você mesmo. Talvez até um bate-papo ao vivo? Você não pode fazer isso, você pode?… porque você não existe!!”

Em fevereiro Holmes tinha mais do que uma teoria, estava certo que tudo não passava de um esquema ‘Ponzi’.

“Steven Twain não existe! Não há negociação por ele nem por qualquer pessoa. Este é um esquema ‘Ponzi’, nada mais. As postagens no Facebook e comentários fazem dele um deus, santo, salvador… Não há nenhum endereço dele ou de contato…”.

O colapso do grupo de investimento provocou uma série de ameaças de morte contra os envolvidos. Um dos administradores do site, Cheri Ward, está sob a proteção da justiça, pois uma pessoa o ameaçou afirmando que ele era responsável pela trapaça. Além disso, Ward teria feito boletim de ocorrência contra mais uma pessoa que também o aterrorizou.

Confira o Índice de Preço do Bitcoin no Brasil e as Informações das Principais Exchanges, acesse: https://portaldobitcoin.com/preco-bitcoin/

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!