Ernst & Young faz investimento milionário em sistema para auditoria de criptomoedas

(Foto: Shutterstock)

O Ernst & Young (EY), uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, anunciou o lançamento da segunda geração do ‘EY Blockchain Analyzer’, uma ferramenta de análise de blockchain que permite auditoria para o criptomercado. O projeto foi criado há um ano.

De acordo com um comunicado de imprensa, a empresa disse que investiu milhões para atualizar o sistema específico para auditorias em exchanges de criptomoedas. No entanto, a publicação não revelou valores.

O sistema foi projetado para facilitar as equipes de auditoria da EY na coleta de dados de transações de uma organização a partir de várias redes de blockchain. A empresa diz que a ferramenta aprimora a capacidade de realizar uma análise detalhada das transações comerciais de criptomoedas.

Paul Brody, responsável global pelo EY Blockchain Analyzer, disse que com a nova versão, a instituição está construindo uma solução que pode ser usada para várias finalidades, destacando auditorias e monitoramento de transações.

Ele frisou que, desde o início, o programa contou com uma grande esforço de tecnólogos e profissionais da área. Desta forma, eles puderam manter a tecnologia e a metodologia de auditoria alinhadas para atender aos padrões profissionais da empresa.

Segundo a nota, a EY vai permitir o uso do sistema a seus clientes do ‘EY Assurance’, um serviço que apoia organizações na promoção da confiança dos investidores. A empresa cita que vai selecionar mais de 100 clientes que detém criptomoedas para a experiência.

“À medida que as tecnologias continuam a evoluir, também aumenta a necessidade de integrar recursos transformadores em nossas ferramentas de auditoria. A segunda geração do EY Blockchain Analyzer vai fornecer evidências valiosas para auditorias em vários setores”, disse Felice Persico, vice-presidente global da EY Assurance.

Sistema vai permitir cálculo de impostos

Além da análise de transações, a nova versão do EY Blockchain Analyzer vai permitir cálculo de impostos para as criptomoedas. Conforme o artigo, o sistema vai calcular automaticamente os ganhos e perdas de capital em transações em conformidade com as leis americanas.

“Temos o compromisso de fornecer aos clientes soluções completas e ininterruptas, desde monitoramento de transações e segurança até o cálculo de impostos”, disse Kate Barton, responsável global pelo setor de impostos da EY.

Auditorias no criptomercado brasileiro

Com o intuito de proteger o criptomercado e os detentores de criptomoedas no Brasil, na semana passada a ABCripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia) e a ABCB (Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain) se reuniram com a empresa de auditoria Grant Thronton e fecharam uma parceria.

A empresa fará, então, um mapeamento das exchanges a fim de ajudar o setor a ter uma Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) própria e, desta forma, facilitar a comunicação com órgãos do governo.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!