Entrevista com a Aworker – Blockchain para a Indústria de Recrutamento

O Portal do Bitcoin entrevistou o CEO da Aworker, uma plataforma blockchain para a indústria de recrutamento, que terá a segunda fase do seu pré-ico começando no dia 15 de fevereiro.

1 – Qual foi a maior motivação para criar a Aworker?

8 anos atrás, quando eu contratei pessoas pela primeira vez, eu entendi duas coisas primárias. A primeira é que as pessoas são a base de qualquer empresa. A equipe está ligada diretamente ao sucesso da companhia. A segunda é que é difícil achar bons profissionais. Eu sempre estive interessado na questão de como achar os melhores funcionários, como selecionar eles. Por outro lado, eu/nós sempre consideramos injusto que o LinkedIn use os dados das pessoas e elas não ganhem nada com isso. Portanto, nós queremos consertar isso, para que as pessoas tenham controle e monetizem seus dados pessoais. Eu queria solucionar esses dois problemas, por isso a ideia da Aworker foi criada.

2 – Quais são os maiores problemas do mercado de recrutamento hoje?

Hoje especialistas em recursos humanos tem que lidar com a incerteza de currículos, a confiabilidade de cartas de recomendação e o problema geral de credibilidade dos candidatos. Na maioria dos casos, as pessoas não conseguem o cargo na empresa por causa da sua má autopromoção, mesmo que sejam muito bons naquele emprego. Essa situação tem que mudar, e a Blockchain tem o potencial para criar o novo ecossistema onde conquistas podem falar por si mesmas

A definição de um – Bom candidato – não é ne, definida. Quão qualificado ele/ela é? Qual é a avaliação utilizada? Como ele/ela se saiu para cumprir a tarefa? Qual foi a performance geral dela? Qual é o talento dele/dela? Até hoje, existem duas dificuldades essenciais no processo recrutamento de pessoas:

  1. Não há confiança dos candidatos que vem para a empresa para uma entrevista de emprego. O seu nível de profissionalismo só pode ser confirmado por recomendações de antigos funcionários. E essas podem não ser tão confiáveis quanto deveriam ser.
  2. Recomendações são muito amplas ou subjetivas. Elas não passam a real competência profissional de um candidato. Elas são muitas vezes escritas só para preencher formalidades e não tem informações objetivas.

Pessoas são fundamentalmente importantes para desenvolver qualquer empresa. É um time bom e saudável que ajuda uma companhia a crescer e ser bem sucedida nos

negócios. Em qualquer área de negócios, as pessoas fazem toda a diferença e criam a base para a empresa crescer e se desenvolver.

3 – Como a Aworker pretende solucionar esses problemas?

O recrutamento de pessoas é uma área onde a Blockchain dará um salto no desenvolvimento de relacionamentos entre empresas e pessoas. Um sistema unificado de verificação e de indicadores de performance abrirá novas oportunidades para contratações. Ela ajudará:

  1. Profissionais com uma reputação perfeita a achar empregos mais rápido.
  2. Empresas a salvar tempo e dinheiro na contratação de funcionários.
  3. Rapidamente avaliar a competência e profissionalismo das pessoas.

Nesse caso, esse sistema tem que cumprir com as seguintes condições:

  • Transparência de informações. O participante deve ter acesso as informações iniciais a todo momento para ter certeza de que elas estão corretas.
  • Confiabilidade de dados. Não é qualquer pessoa ou empresa que pode trocar informações para seu benefício.
  • Automação de processos. O sistema deve funcionar com algoritmos matemáticos sem intermediários para excluir ou reduzir para o mínimo o fator humano.
  • Independência. Não ser de nenhuma companhia para manter a objetividade.

Todas essas condições são atingidas pela tecnologia da blockchain, que é a base para a plataforma Aworker. O objetivo é criar um sistema global para buscar habilidades profissionais e integrar essa informação para construir uma boa reputação para profissionais ao redor do mundo.

4-  Como a blockchain irá ajudar a Aworker e por que vocês escolheram a blockchain da Ethereum?

A Blockchain possibilita as pessoas serem mais verdadeiras sobre si mesmas. Nesse caso, funcionários poderão receber compensação adicional pelo uso de suas informações. Tudo isso é possível por causa dos Smart Contracts do Ethereum. Com a ajuda da tecnologia blockchain, o mercado de empregos se tornará mais transparente e compreensível para todos.

5- O que diferencia a Aworker de outros competidores que não utilizam a Blockchain?

  1. O lançamento de campanhas peer to peer de procura de pessoas, onde as pessoas poderão procurar por especialistas na área.
  2. Análise de competências e experiências dos candidatos (Em vez de diversos currículos não verificados de candidatos).
  3. Habilidades que são verificadas pela comunidade de experts. Na Aworker você não pode colocar uma habilidade sem a verificação de documentos que a comprovem.  
  4. Pessoas poderão ganhar dinheiro extra por suas habilidades confirmadas, recomendações e informações.

6- Se eu estou procurando um emprego, por que deveria usar a Aworker? E se eu sou uma empresa procurando o funcionário perfeito?

Se você for um candidato, você pode monetizar seus dados e achar um emprego mais rápido ao confirmar suas habilidades e experiência. Para empresas – é uma forma de achar melhores candidatos e reduzir custos de contratação.

7-  O sistema descentralizado de verificação de habilidades é uma funcionalidade muito interessante. Explique um pouco mais sobre como ela funciona.

Toda vez que uma habilidade de um profissional for confirmada, essa informação será salvada na blockchain. Após isso, um profissional poderá receber mensagens patrocinadas por conta de suas habilidades verificadas. Um profissional receberá parte da verba utilizada na propaganda. Nós não iremos agir como outras plataformas e redes sociais que ganham dinheiro revendendo dados para outras companhias. Se você é dono de algo que uma companhia precisa, você tem o direito de ganhar uma parte do dinheiro recebido. Um funcionário pode confirmar dois tipos de informações:

  1. Habilidades que provem o valor do profissional e que podem eventualmente ser interessantes para as empresas. Por exemplo, conhecimento de línguas estrangeiras, cursos de treinamento avançado, conhecimento de ferramentas profissionais e de linguagens de programação, etc. O teste de habilidades é feito utilizando um documento comprobatório (certificado, video, etc) e votação da comunidade. Em alguns casos, desafios serão utilizados em vez de documentos.
  2. Experiência de trabalho e formação. As empresas que o profissional costumava trabalhar para e os projetos que ele/ela estava envolvido são mencionados. Essa é uma oportunidade a mais para receber uma recompensa. Uma companhia pode estar procurando funcionários que já tenham trabalhado para a Microsoft, por exemplo, e estão atualmente procurando por um emprego. Se um profissional preenche os requisitos, ele/ela poderá ver suas informações sobre sua disponibilidade na Aworker

8- Será um plataforma global? Todos ao redor do mundo poderão usar a Aworker?

Sim, nós estamos trabalhando em um ecossistema unificado que funcionará ao redor do globo.

9 – Vocês tem algum MVP pronto? Como está o desenvolvimento?

Sim, nós temos uma versão alfa com contas pessoais para profissionais. No final de Fevereiro, nós lançaremos a próxima atualização para a plataforma, na qual contas para empresas estarão disponíveis.

10- Por que vocês decidiram fazer um ICO?

Quando percebemos que não poderíamos criar uma plataforma que permitisse às pessoas controlar seus dados e monetizá-lo sem blockchain, vimos que não poderíamos fazê-lo sem um token. Depois disso, o passo lógico foi vender publicamente os tokens para avaliar a demanda por tokens e dimensionar o projeto. Hoje em dia, a velocidade é crucial na indústria de tecnologia, e queremos tornar nossa plataforma padronizada em todos os países. Isso, por sua vez, abrirá os limites para um novo formato de emprego, quando as pessoas de um país podem facilmente encontrar um emprego em outro. Portanto, decidimos lançar uma ICO.

11- Como os tokens WORK funcionarão na plataforma Aworker?

O WORK é um token para profissionais. Os Tokens WORK estarão ligados a contratação de funcionários para a empresa. Usuários poderão usar ele no App e comprar produtos de nossos parceiros.

12- O Pre-ICO já está concluído. Quanto vocês arrecadaram? Quando o ICO público será iniciado? Por que eu deveria investir na Aworker?

Só a primeira parte do Pre-ICO está completa. Nós dividimos o Pre-ICO em 3 partes e pequenos investimentos. Nós fizemos isso de propósito, para demonstrar para os donos de tokens sobre o desenvolvimento do projeto e não simplesmente coletar dinheiro. Nós recebemos o dinheiro passo a passo e demonstramos o andamento do projeto. Isso irá possibilitar às pessoas a melhor avaliar o projeto e reduzir riscos. O primeiro estágio do Pre-ICO era de 100K Usd e nós conseguimos completá-la com sucesso.

O ICO Público começará em 26 de Maio.

Por que você deve investir na Aworker? Bom, tem algumas razões principais:

  1. Time competente de profissionais
  2. Nós solucionamos problemas reais em um grande mercado, que é de $429 bilhões. Com a ajuda da blockchain, estamos convencidos de que podemos mudar esse mercado.
  3. Nosso token está ligado ao preenchimento de vagas e estará sempre em demanda.

Quer aprender mais sobre a Aworker? Acesse: https://aworker.io/

loading...