Entenda por que um desenvolvedor do Bitcoin Cash disse ser Satoshi Nakamoto

Entenda por que um desenvolvedor do Bitcoin Cash disse que era Satoshi Nakamoto
Amaury Séchet, o desenvolvedor chefe do Bitcoin Cash (Foto: CoinSpice/YouTube)

Amaury Séchet, o desenvolvedor chefe do Bitcoin Cash, uma criptomoeda criada em agosto de 2017 através de um hard fork do Bitcoin, esclareceu durante uma entrevista que não é Satoshi Nakamoto, o criador da principal criptomoeda.

Durante a entrevista com o CCN, Séchet explicou que tinha anteriormente afirmado ser Nakamoto apenas enquanto “demonstração do que outros golpistas fizeram.” Isto, referindo-se a Craig Wright e outros, que já afirmaram serem os criadores do Bitcoin.

De acordo com Séchet, Wright ‘provou’ ser Nakamoto ao copiar dados já existentes na blockchain do Bitcoin e ao publicar “instruções algo ofuscadas” para verificá-las. A estratégia, segundo Séchet, foi descoberta rapidamente, mas teria conseguido enganar muita gente.

Sobre ele dizer que era Nakamoto, acrescentou:

Foi uma demonstração do que outros golpistas fizeram. Tira o vento de suas velas. Craig Wright, outros antes dele. Outros farão isso depois

Sobre a Lightning Network (LN), que quadruplicou o seu tamanho nas últimas semanas do ano passado, Séchet manteve-se cético, visto ser apoiador do Bitcoin Cash.

Lightning Network e o Bitcoin Cash

Respondendo a questões acerca da #LNTorch, um ‘jogo’ que vê usuários passarem uma quantia cada vez maior de satoshis entre si através da LN, revelou que considerou o jogo um “truque legal de relações públicas,” mas que no fim de contas alguém vai correr com o dinheiro, e ninguém vai saber quem foi

O jogo em si já contou até com a participação do CEO do Twitter, Jack Dorsey, que por sua vez passou os fundos à cofundadora da Lightning Labs, Elizabeth Stark.

À medida que o ‘jogo’ vai vendo mais jogadores participar, o valor que está a ser passado vai aumentando. De acordo com um site dedicado ao jogo houve já alguém que uma vez levou a tocha – nome dado à quantia a ser passada. Atualmente, o valor da tocha está já em quase 3,3 BTC (R$ 44.290).

Quando à tecnologia da LN em geral, Séchet acredita que é adequada para alguns usos, mas não para uso geral.

[A] LN é ótimo para alguns casos, mas é muito ruim como um sistema de pagamento de propósito geral. Se você fizer os cálculos, eles não darão certo. É tolice apostar a fazenda nisso

A comunidade do BCH tem, por sua vez, apostado em tecnologias que pretendem fazer com que transações na rede da criptomoeda sejam confirmadas em “algo como 2 segundos,” bem como em tecnologia que visa melhorar a privacidade na rede.

Referindo-se ao hard fork que o BCH viu o ano passado e que levou à criação do Bitcoin Satoshi’s Vision (BSV), apoiado por Craig Wright, Séchet afirmou que apesar ter havido muita confusão sente-se confiante, pois é “como num videojogo, você sabe que está a fazer algo certo ao encontrar inimigos novos.”


Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!