Deputado democrata crítico do Bitcoin propõe banir criptomoedas nos EUA

(Foto: Shutterstock)

O deputado democrata Brad Sherman, conhecido por criticar o Bitcoin, pediu aos seus colegas que aprovem uma lei que proíba as criptomoedas nos Estados Unidos.

“Eu procuro colegas para se unirem a mim na apresentação de um projeto de lei que proíba a compra de criptomoedas por americanos, para que possamos eliminar isso pela raiz”.

O congressista Sherman, da Califórnia, fez as declarações em 9 de maio em uma reunião do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

Sherman diz que a proibição é necessária porque a criptomoeda ameaça prejudicar o dólar americano e é útil apenas para atividades criminosas como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e evasão fiscal.

Além disso, Sherman observa que os evangelistas das criptomoedas não fazem segredo de seu desejo de substituir a moeda fiduciária. E isso é inaceitável para ele.

“Muito do nosso poder internacional vem do fato de que o dólar americano é a unidade padrão das transações e finanças internacionais. Liquidez do Fed de Nova York é importante para grandes transações de petróleo e outras transações ”.

“É o propósito anunciado dos defensores da criptomoeda tirar esse poder de nós, para nos colocar em uma posição onde as sanções mais significativas que temos contra o Irã, por exemplo, se tornariam irrelevantes”.

“Portanto, seja para tirar o poder de nossa política externa, nossa fiscalização de cobrança de impostos ou a aplicação tradicional da lei, a vantagem das criptomoedas sobre a moeda soberana é unicamente para ajudar na desautorização dos Estados Unidos e no estado de direito.”

O congressista também alertou sobre o aumento do uso de criptomoedas por atividades criminosas.

Ele apontou o exemplo do grupo terrorista palestino Hamas, que vem solicitando doações de bitcoins devido ao isolamento financeiro que está sofrendo como resultado das sanções econômicas dos EUA.

O Hamas é uma rede palestina sunita-islâmica que é amplamente financiada pelo Irã. No entanto, o Irã está no meio de uma crise financeira devido às duras sanções dos EUA que prejudicaram sua economia.

Como resultado, o Irã começou a usar criptomoedas e até começou a minerar bitcoins para contornar as sanções.

Para o congressista Brad Sherman, este é um exemplo claro de como as criptomoedas estão sendo usada por criminosos para enfraquecer a política externa americana.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!