Criptomoeda Vertcoin sofreu mais um ataque de 51%

Coinbase diz que Ethereum Classic sofre um ataque de 51%; ETC nega
(Foto: Shutterstock)

A blockchain da Vertcoin (VTC) sofreu um ataque de 51% no domingo (01) onde 603 blocos foram substituídos por 553 blocos do hacker.

Esta é a segunda vez que a Vertcoin sofreu um ataque desse tipo. No ano passado ela também foi atacada em 300 blocos. A Vertcoin é um projeto resistente ao ASIC e que tem foco em manter a mineração descentralizada.

No domingo, a reorganização da blockchain causou cinco “gastos duplos” no valor de 125 vertcoin (VTC), aproximadamente US$ 29 cada. “Cada uma das saídas gastas duas vezes é de propriedade do atacante e não se sabe a quem as moedas foram originalmente enviadas antes de serem varridas para um endereço de atacante após o reorg”, disse Lovejoy, principal desenvolvedor do projeto, no GitHub.

Um ataque de 51% pode ocorrer quando alguém domina mais da metade do poder de hash de uma rede blockchain, trazendo a capacidade de reescrever os blocos que compõem a blockchain.

No ano passado, a Vertcoin também foi vítima de um outro ataque de 51%, com prejuízos estimados em US$ 100.000. Após o ataque, a VTC alterou seu algorítimo para o Lyra2REv3.

No GitHub, Lovejoy disse ter previsto o ataque após perceber uma grande quantidade de poder de mineração alugado na empresa Nicehash e que começaram a minerar a VTC. Na sequencia, ele avisou a Bittrex, maior corretora que negocia a criptomoeda, para bloquear a carteira, uma vez que um ataque estava em andamento.

“O ataque foi originalmente descoberto ao inspecionar o poder enviado pelos servidores da Nicehash, que estavam enviando força de mineração para blocos não públicos”, disse ele.

O desenvolvedor disse não estar não está claro o motivo do ataque, dado que não teria sido lucrativo com base apenas nas recompensas dos blocos de mineração. Ele sugeriu que a Bittrex pode ter sido alvo, mas como a exchange desabilitou sua carteira da Vertcoin, pode ter impedido mais gastos duplos.

Lovejoy considera que gastos duplos não eram o plano e o ataque pode ter sido “uma prova de conceito ou ataque de sabotagem”.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!