Criptomoeda do governo chinês poderá ser usada no WeChat e no Alipay

Foto: Shutterstock

A criptomoeda nacional que está sendo desenvolvida pelo governo da China vai poder ser usada nas plataformas WeChat, da Tencent, e no Alipay, solução de pagamento da gigante Alibaba.

A Forbes também contou a novidade. Conforme a fala do vice-diretor do Banco Popular da China (PBOC), Mu Changchun, no fórum “China Finance 40, a criptomoeda pode estar “perto de seu lançamento”.

De acordo com Mu, a tecnologia vai ajudar a proteger a soberania cambial do país à medida em que for sendo expandida.

O diretor disse que mesmo em época em que métodos de pagamento eletrônico já são bem desenvolvidos, ainda assim a China tem que se planejar para o novo mercado.

“É para proteger nossa soberania monetária e status legal da moeda. Precisamos nos planejar com antecedência para um dia chuvoso”, disse Mu em uma palestra durante a semana, segundo o artigo.

Ele também detalhou que a tecnologia da nova moeda será tão segura quanto as notas de papel e que poderá ser usada mesmo sem conexão à internet.

No mês passado o diretor já havia adiantado um detalhe sobre a possível ‘moeda digital do banco central’ (CBDC). Segundo ele, a emissão da dependerá de um sistema de “dois níveis” no qual tanto o banco central quanto as instituições financeiras seriam emissores legítimos.

Ele acredita “que a moeda digital da China alcançará um equilíbrio entre permitir pagamentos anônimos e impedir a lavagem de dinheiro”.

Criptomoeda da China

Há tempos, rumores apontavam uma possível criptomoeda soberana chinesa, mas até então poucas informações haviam sido divulgadas. É apontado que a moeda poderia estar pronta em já em novembro.

Em meados de agosto, especialistas previram que, se as coisas corressem bem, a moeda digital chinesa poderia sair antes mesmo do lançamento oficial de Libra”, previsto só para o ano que vem. Ainda mais que os reguladores globais ficaram alvoroçados e tentando barrar a iniciativa do Facebook.

Anteriormente, o banco central da China havia manifestado publicamente preocupações sobre a Libra, já que ela poderia ser atrelada ao dólar americano e envolver a participação esmagadora das empresas financeiras dos EUA.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!