Criptomoeda do Facebook vai usar dólar, euro, libra e iene como lastro; moeda da China fica de fora

Oito pontos para explicar de forma simples a Libra, moeda virtual do Facebook
Imagem: Shutterstock

A criptomoeda Libra, do Facebook, terá metade do seu lastro em dólares americanos, sendo a outra metade em euro e moedas fiduciárias do Reino Unido, Japão e Cingapura, deixando de fora, a moeda da China. A informação é do jornal alemão Spiegel Online, em publicação na última sexta-feira (20).

Segundo o jornal, a informação partiu deputado Fabio De Masi que é porta-voz do parlamento Alemão.

De acordo com ele, a Libra será atrelada em 50% por dólar e títulos dos EUA e a outra metade lastreada por euro (18%), iene (14%), libra esterlina (11%) e dólar de Cingapura (7%), deixando de fora o yuan chinês.

A não inclusão da moeda chinesa pode estar associada à relação comercial EUA/China, segundo publicação da Reuters, também na sexta.

Conforme o artigo, o yuan ficando de fora dos planos da Libra pode ajudar a suavizar o caminho planejado da criptomoeda no território americano.

Isso porque recentemente as autoridades americanas levantaram preocupações sobre a crescente condição do yuan como moeda de reserva no momento em que as relações comerciais entre as duas potências econômicas são tensas.

Libra no Brasil

No Brasil, a criptomoeda do Facebook já entrou em pauta. No mês passado, dentre alguns requerimentos de audiência pública, o deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) incluiu um convite ao representante do Facebook para falar sobre a Libra.

O objetivo é debater possíveis consequências socioeconômicas para o sistema financeiro brasileiro.

No final de junho, a Libra Association, entidade responsável pela criptomoeda do Facebook, entrou com um pedido de registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com o documento, a empresa pretende oferecer produtos atrelados a criptomoedas, como cartão de crédito, gestão, compra e venda, além de um programa que cria tokens para serem trocados por dinheiro.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!