Criptoativos – Análise Mensal [Abr 2018]

Este relatório apresenta dados sobre as mudanças no mercado de criptomoedas durante o período de 2017-2018. Especial ênfase foi colocada em uma análise das mudanças que ocorreram em abril de 2018, incluindo o período de 23 a 30 de abril de 2018.

1. Criptomoedas em geral e análise do mercado de ativos digitais (por semana, mês, trimestre). Tendências de mercado.
1.1 Criptomoedas geral e análise do mercado de ativos digitais (por semana, mês).

Tabela 1.1. Tendências na capitalização do mercado de criptomoedas e principais criptomoedas de 1 de janeiro de 2018 a 30 de abril de 2018 *

* Dados de 30 de abril de 2018 (todos os números são calculados às 03:00 UTC) ** Desde 1 de dezembro de 2017, o índice ZAK-4 foi calculado usando as moedas criptográficas Bitcoin, Ethereum, Ripple e Bitcoin Cash. *** Ao calcular o índice ZAK-8, as criptomoedas com a maior capitalização são usadas. Atualmente (30 de abril de 2018), as criptomoedas Bitcoin, Ethereum, Ripple, Cash Bitcoin, Cardano, Litecoin, Stellar e EOS. Fonte de dados: coinmarketcap.com

Durante abril de 2018, a capitalização de mercado das criptomoedas aumentou de US $ 263,9 bilhões para US $ 438,9 bilhões, ou 66,3% (ver Tabela 1.1, Figura 1), trazendo a capitalização de volta ao nível do início de março.

A dominância das quatro e das oito maiores criptomoedas às 03:00 UTC em 30 de abril de 2018 foi de 65,5% e 75,6%, respectivamente. O domínio da Bitcoin diminuiu ao longo do mês de 45% para 36,5% (ver Tabela 1.1), ou seja, pode-se concluir que os preços das altcoins aumentaram mais em abril do que o preço do líder do mercado de criptomoedas.

O mercado cresceu US $ 175 bilhões em abril, com as altcoins respondendo pela maior parte do crescimento (a capitalização de altcoins aumentou US $ 133 bilhões, enquanto o crescimento da capitalização de bitcoins se igualou a US $ 42 bilhões).

As mudanças mais significativas na capitalização de mercado das criptomoedas durante o mês são mostradas na Figura 1.

Figura 1. Capitalização de mercado da criptomoeda desde 1º de abril de 2018

Fonte de dados: coinmarketcap.com

Tendências de preços dos líderes do mercado de criptomoeda em abril de 2018

A Tabela 1.2 apresenta as tendências de preço de 10 criptomoedas em abril de 2018. As flutuações de preço entre as 10 maiores criptomoedas por capitalização no mês passado se igualaram a mais de 49% (alta / baixa). A EOS e a TRON experimentaram as flutuações mais importantes, com os preços mais altos (altos) e mais baixos (baixos) em abril, variando de US $ 5,25 a US $ 22,89 e de US $ 0,029 a US $ 0,101, respectivamente, uma diferença ou mais de 250%. Flutuações sérias também foram observadas nos preços do Bitcoin Cash e Cardano (ver Tabela 1.2).

Tabela 1.2. Alterações de preço nas 10 principais criptomoedas por capitalização durante o período de 1 a 30 de abril de 2018

Fonte de dados: coinmarketcap.com

Portanto, os preços de todas as principais moedas criptográficas por capitalização valorizaram durante o período de 1 a 30 de abril de 2018, dentro de um intervalo de + 31,4% (Litecoin) a + 260,7% (EOS) comparado ao início do mês (Fig. 2). O retorno médio da carteira (Portfolio de 10 criptos) para uma carteira consistindo em partes iguais das 10 maiores moedas criptográficas foi positivo durante abril, e correspondeu a 108,0% (ou seja, o valor de uma carteira equilibrada mais que dobrou no mês). A capitalização do mercado de criptomoedas como um todo aumentou + 66,3% em abril.

Figura 2. Alteração de preço nas 10 principais criptomoedas por capitalização em abril de 2018,%

(à esquerda, as criptomoedas são organizadas pelo nível de crescimento de preços ao longo do mês e à direita – pela quantidade de capitalização a partir de 1º de maio de 2018).

Depois de um ajuste para baixo que durou vários meses, abril foi um ponto de inflexão durante o qual a capitalização total de mercado de criptomoedas aumentou de US $ 250 bilhões para US $ 430 bilhões, atingindo o nível do final de fevereiro. A maioria das criptomoedas mostrou crescimento de preço, com algumas delas (EOS, Tron, Cardano, Stellar e Bitcoin Cash, para citar algumas) apreciando-se mais de 100%.

O degelo no mercado de criptomoedas pode ser atribuído a vários fatores, incluindo a natureza cíclica do mercado e notícias positivas no cenário mundial. Por exemplo, um grupo de países (Reino Unido, França, Alemanha, Noruega, Espanha e Holanda, entre outros) assinou uma declaração sobre a criação de um mercado digital único e parceria na indústria de blockchain (Financemagnates.com).

O Mufti Muhammed Abu-Bakar, consultor em Sharia Law da plataforma de crowdfunding Indonesian Blossom Finance, publicou um documento que, em essência, oficialmente permite que os muçulmanos usem o bitcoin (Independent.co.uk). Além disso, o CBOE anunciou volumes de negociação recorde em futuros de bitcoin (Investopedia.com). O número de transações na bolsa de opções de Chicago excedeu o volume médio diário negociado (6600) por quase um fator de três.

As três principais criptomoedas em termos de crescimento de preços em abril foram EOS, TRON e Cardano.

A história que teve o maior impacto no preço da EOS em abril foi a notícia de que a EOS está se preparando para lançar sua principal rede em 2 de junho. A inauguração da EOS.io sinalizará a transição da EOS da blockchain Ethereum para sua própria rede, que trará uma série de efeitos positivos. A transição facilitará um aumento na velocidade, redução de custos e maior segurança e desempenho (Oracletimes.com).

Foi um mês bem-sucedido para a TRON, graças em grande parte a duas principais notícias favoráveis, que foram seguidas por um forte aumento no preço. O primeiro foi o anúncio do lançamento da rede de testes Tron em 4 de abril (Twitter), e o segundo foi a listagem da criptomoeda na famosa exchange Bittrex (Twitter).

A exchange Binance e o projeto da Fundação Tron também anunciaram sua parceria estratégica com as autoridades maltesas no final do mês passado. O preço de Cardano aumentou devido a notícias positivas sobre uma solução para o problema de segurança da prova do algoritmo de stake pelo Equipe Cardano (Cryptorecorder.com), bem como sua listagem na Binance e Huobi.

Para identificar tendências de preço de criptomoedas mais a longo prazo, os dados sobre as mudanças de preço das 10 principais criptomoedas desde o início de 2018 também foram dados (Fig. 3). O ajuste para baixo do mercado de criptomoedas durante o primeiro trimestre de 2018 foi bastante severo, com apenas quatro criptomoedas (EOS, TRON, Stellar, NEO) do top 10 apresentado mais valioso agora do que no início do ano.

Figura 3. Alteração de preço nas 10 principais criptomoedas por capitalização desde o início de 2018,%

(à esquerda, as criptomoedas são organizadas pelo nível de crescimento dos preços desde o início do ano, e à direita – pelo montante da capitalização a partir de 1º de maio de 2018).

Cálculo do índice de atividade de negociação em exchanges de criptomoedas

Para analisar a atividade de negociação em exchanges de criptomoedas, o índice ZAK-n Crypto é calculado. Em 30 de abril de 2018, os volumes negociados para as quatro moedas criptográficas dominantes equivaliam a US $ 12,9 bilhões, ou seja, 4,5% de sua capitalização de mercado (Tabela 1.3).

Em abril, os volumes negociados em 24 horas (Volume 24h) para as quatro criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple) cresceram de US $ 6 bilhões para US $ 13 bilhões (Tabela 1.3). O valor do ZAK-4 Crypto diário oscilou de 2,7 a 6,8% do valor da capitalização. Os volumes de negociação de 24 horas (Volume 24h) para as quatro e oito criptomoedas dominantes durante abril quase dobraram (Tabelas 1.1, 1.3), o que atesta o aumento da atividade nas trocas de criptomoedas.

Tabela 1.3. Cálculo diário do índice  ZAK-4 Crypto (de 1º de abril de 2018 a 30 de abril de 2018)

* Dados a partir de 1º de maio de 2018. ** Fonte de dados: coinmarketcap.com.

A Tabela 1.4 mostra os principais eventos ocorridos no início de 2018 que tiveram impacto tanto nos preços das criptomoedas dominantes quanto no mercado em geral, com uma indicação de sua natureza e tipo de impacto.

Tabela 1.4. Principais eventos com influência nos preços de criptomoedas, de 23 a 30 de abril de 2018

De acordo com os dados do recurso bitinfocharts (fig. 4), nos últimos três meses uma correlação bastante próxima foi observada entre os indicadores dos líderes do mercado de criptomoeda: Bitcoin, Ethereum, Ripple (e em menor grau Bitcoin Cash e Litecoin ).

Consequentemente, pode-se afirmar com segurança que os eventos externos tiveram um impacto quase idêntico nessas criptomoedas. Acredita-se que quanto mais próximo o coeficiente de correlação for de um, maior a similaridade na mudança nos principais indicadores das tendências de criptomoeda. O coeficiente de correlação no bitinfocharts é calculado como a média das correlações entre diferentes fatores (contagem de transações, tamanho do bloco, número de tweets…) nos últimos três meses. A tendência das criptomoedas remanescentes não se correlacionou tanto quanto às mudanças nos indicadores das principais moedas.

Figura 4. Correlação entre criptomoedas

Fonte de dados: Bitinfocharts.com (dados extraídos em 30 de abril de 2018).

A Tabela 1.5 fornece uma lista de eventos, cujas informações apareceram na semana passada, o que poderia impactar tanto os preços de criptomoedas específicas quanto o mercado em geral.

Tabela 1.5. Eventos que podem influenciar os preços de criptomoedas no futuro

1.2 Tendências do mercado
As tendências semanais de criptomoedas e mercado de ativos digitais de 31 de dezembro de 2017 a 30 de abril de 2018 são apresentadas como gráficos (Fig. 1.1–1.5) *.

Tabela 1.6. Legendas e descrições dos gráficos

* Dados de 30 de abril de 2018, 00:00 UTC ** NB! Os dados diários médios são apresentados nos gráficos abaixo. Por esse motivo, os números nos gráficos podem diferir dos dados da Tabela 1.1, onde todos os números foram calculados às 03:00 UTC. Essas diferenças nos valores podem ser significativas durante os períodos de alta volatilidade do mercado de criptomoedas. Fonte de dados: coinmarketcap.com.

Figura 1.1. Capitalização total de mercado em criptomoedas *

*Média de dados diários (de acordo com os dados da coinmarketcap.com).

A Figura 1.1 mostra um gráfico da variação semanal do mercado de criptomoedas de 31 de dezembro de 2017 a 30 de abril de 2018. Nesse período, a capitalização de mercado caiu de US $ 572,5 bilhões para US $ 434,8 bilhões, ou seja, 24%. Na semana passada (23-29 de abril de 2018), a capitalização de mercado da criptomoedas aumentou de US $ 386,1 bilhões para US $ 434,8 bilhões (em 29 de abril de 2018, com base nos números médios da coinmarketcap.com).

Figura 1.2 Mudanças na capitalização de mercado

O mercado é suscetível a flutuações repentinas e drásticas. Durante a primeira semana de janeiro, a capitalização de mercado aumentou em aproximadamente US $ 250 bilhões, ou 44%. A maior queda semanal no primeiro trimestre de 2018 foi de US $ 136 bilhões, ou 23%, durante a semana de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018.

Nove das treze semanas no primeiro trimestre de 2018 estavam “no vermelho”, ou seja, a capitalização caiu com base nos resultados de cada uma dessas semanas. O mercado cresceu nas últimas quatro semanas, incluindo US $ 48,7 bilhões, ou 13%, durante o período de 23 a 29 de abril (com a devida consideração dos dados médios diários, ver Fig. 1.2).

Figura 1.3. Número de criptomoedas e ativos digitais

Fonte de dados: coinmarketcap.com.

Desde 31 de dezembro de 2017, o número total de criptomoedas e ativos digitais considerados no cálculo da capitalização de mercado aumentou de 1.335 para 1.563.

Seu número aumentou em 9, de 1.554 para 1.563, na semana passada, e a capitalização média foi de US $ 278,2 milhões. No total, no mês passado, 56 novas moedas e tokens apareceram no coinmarketcap.com (Cortex, TokenPay, Apex, Sentinel, Rede Sentinela, ODEM, Rede XinFin, Dock, Rede U, etc.). A título de exemplo, o preço da Cortex quase triplicou nas últimas duas semanas. No entanto, deve-se notar que várias outras moedas e tokens também foram excluídas da lista.

Figuras 1.4 e 1.5. Previsão de capitalização de mercado total em criptomoedas

Mais perdas de usuários de criptomoedas foram observadas na semana passada devido a um ataque de hackers à bem conhecida carteira MyEtherWallet. Os pioneiros na emergente indústria de criptomoedas de alta tecnologia estão experimentando instâncias persistentes de perdas de criptomoedas devido a sites de phishing, roubo, hacks e a surgimento de projetos fraudulentos.

Vamos citar alguns exemplos: O DAO – 12 milhões ETH em 2016, Mt.Gox – cerca de 850.000 BTC, Bitfinex – US $ 65 milhões em BTC, NiceHash – US $ 70 milhões em BTC, Tether – US $ 30 milhões e recentemente em 2018 Coincheck – US $ 534 milhões em NEM. Tudo isso aponta para o fato de que uma das tarefas cruciais da indústria em um futuro próximo é a criação de tecnologias de segurança confiáveis ​​para todos os tipos de carteira criptografadas, aumentando a responsabilidade social dos projetos da ICO e criptoexchanges, incluindo os descentralizados, e criando uma interface amigável para transações com criptomoedas.

Somente se as criptomoedas realizarem as cinco principais funções (unidade de valor, meio de troca, meio de pagamento, reserva de valor, dinheiro universal), elas se tornarão uma alternativa de pleno direito e / ou um acréscimo às moedas fiduciárias ordinárias. Gigante de pagamento Mastercard já está trabalhando em aproveitar as possibilidades de usar blockchain em assentamentos financeiros. A Mastercard quer patentear uma tecnologia que permita adicionar rapidamente novos blocos ao blockchain.

A segunda tarefa é a criação de um ambiente legal transparente e confiável para a circulação de criptomoedas e a realização de ICOs. Ficamos satisfeitos com a ação rápida de Malta e as tendências amigáveis ​​nessa área na semana passada, quando aprovaram três projetos de lei sobre blockchain e criptoexchanges. Graças ao clima amistoso que se estabeleceu, à mudança dos principais projetos para Malta (incluindo a bolsa de valores Binance) e à estrutura legislativa clara, uma grande parcela do comércio global de criptomoedas agora ocorre nesta pequena ilha.

Terceira tarefa. O desenvolvimento de tecnologias para melhorar a cooperação e a competição entre plataformas líderes. Em particular, em abril, assistimos a um crescimento significativo nos tokens EOS, que foram emitidos na plataforma Ethereum. A EOS está se preparando para o lançamento de sua principal rede em junho.

A introdução da EOS.io significará a transição da EOS da blockchain Ethereum para a principal rede EOS. Os desenvolvedores prometem que isso terá muitos efeitos positivos, entre outras coisas, a transição facilitará o aumento de velocidade, redução de custos e segurança e desempenho aprimorados.

Muitos já vêem a EOS como um dos principais concorrentes da Ethereum em termos de contratos inteligentes (junto com NEO, Qtum, Cardano, etc.). As vantagens do EOS incluem escalabilidade e uma interface simplificada para facilitar o uso, com os especialistas apontando entre suas desvantagens a natureza excessivamente centralizada da rede.

Para comparar as plataformas líderes, vamos pegar informações do conhecido recurso coinmarketcap.com, que inclui 712 tokens de 16 plataformas (Ethereum, NEO, Ômni, Qtum, Waves, Counterparty, BitShares, Ardour, Nxt, Stellar, Ubiq, NEM, NuBits, Ethereum Classic, Burst, Achain). A posição de liderança da Ethereum em todas as categorias (número de fichas na plataforma, capitalização de fichas emitidas na plataforma, rotatividade de fichas na plataforma) é clara.

Por exemplo, a capitalização de tokens emitidos na plataforma Ethereum é responsável por 80% a 90% e seu faturamento em torno de 50% de todos os tokens no recurso coinmarketcap.com (se os cálculos forem feitos sem considerar a Tether, a participação da Ethereum fichas em circulação seriam em torno de 80-90%).

Naturalmente, esse recurso não considera todas as moedas e tokens, mas inclui algumas das criptomoedas mais populares, com os maiores números de capitalização e volume de negócios (atualmente, 1.563 moedas e fichas).

A quarta tarefa é usar a tecnologia blockchain para descentralização e a criação de uma infra-estrutura de dados e aplicativos de negócios que possam ser usados ​​no nível do estado, corporações e usuários comuns. Os projetos da OIC, Filecoin, Storj, Rede Genaro, DAatabroker DAO, Internxt, Neuromation, dadi e muitos outros que visam resolver essa tarefa foram realizados em 2017–2018.

Em particular, em abril, a IBM Corporation anunciou sua intenção de criar uma plataforma de monitoramento da cadeia de produção e vendas, juntamente com os líderes da indústria de joias. Há também exemplos do uso de tecnologias blockchain para objetivos nacionais, o que pressupõe um nível mais alto de gerenciamento centralizado. A China propôs a “centralização” do blockchain para atender às necessidades do Estado e melhorar a confiabilidade das operações financeiras.

A resolução dessas tarefas práticas garantirá um aumento múltiplo na capitalização do mercado de criptomoedas, cujo volume de negócios crescerá em uma ordem de grandeza.

Autores:
Professor Dmitrii Kornilov, Doutor em Economia, Membro da Academia Russa de Ciências Naturais e Leading Analyst at ICOBox (LinkedIn, Twitter); Dima Zaitsev, PhD em Economia, Head of International Public Relations and Business Analytics Department Chief na ICOBox (LinkedInTwitter); Nick Evdokimov, Co-Founder da ICOBox (LinkedinTwitter); Mike Raitsyn, Co-Founder da ICOBox (LinkedInTwitter); Anar Babaev, Co-Founder da ICOBox (LinkedIn, Twitter); Daria Generalova, Co-Founder da ICOBox (LinkedIn);Traduzido por Mikael Araújo, ICOBox PR Representative (LinkedInTwitter).

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!