Criador da Dogecoin Diz Estar Preocupado com a Bolha dos ICOs

Um dos maiores acontecimentos no mundo das criptomoedas, sem dúvida, foi o meteórico crescimento da ether, token da Ethereum, nos últimos meses, e o frenesi especulativo em torno dos ICOs que se iniciaram em cima da plataforma Ethereum. Em um recente vídeo publicado em seu canal pessoal do YouTube, o criador do Dogecoin, Jackson Palmer, compartilhou alguns dos seus pensamentos sobre o ICO e seus efeitos sobre a ethereum.

“A verdadeira razão pela qual o preço [do éter] tem aumentado algo como cem dólares por semana no mês passado é realmente apenas ganância: ganância dos desenvolvedores, ganância dos investidores [e] ganância de todos neste mercado especulativo”, disse Palmer Em um resumo de seu ponto principal sobre o tema Ethereum e ICOs.

E isso não é necessariamente uma coisa ruim. Pessoas ganhando dinheiro faz parte de como o mundo funciona. Mas é a maneira pela qual está acontecendo e a velocidade com que as pessoas estão fazendo esses ICOs que é um pouco preocupante

Essa não é a primeira vez

Antes de entrar nos detalhes da bolha especulativa atual em torno de ICOs, Palmer apontou que este não é a primeira vez que o mercado de criptomoedas está em alta para os ICOs.

Leia Também: ICO da Bancor Protocol Arrecada 150 Milhões de Dólares

Como exemplos específicos de vendas de tokens anteriores, Palmer apontou para Mastercoin (agora Omni) e a própria Ethereum em si.

Depois, houve investimentos da Havelock, “literalmente, uma plataforma onde você poderia comprar títulos ou investir e obter equidade em uma empresa baseada em bitcoin”, acrescentou Palmer.

Além dos investimentos da Havelock, as ofertas públicas de investimento também foram feitas em plataformas como o Bitfunder, o BTC-TC e o GLBSE.

Palmer também trouxe vários casos infames de investimentos ruins ou golpes diretos do passado.

Ele discutiu Neo & Bee, uma startup que falhou de forma espetacular depois de arrecadar fundos através de várias bolsas de valores baseadas em bitcoin. Chipre finalmente emitiu um mandado de prisão para o CEO da Neo & Bee, Danny Brewster.

Então Palmer também lembrou o caso infame de Josh Garza e seus esquemas relacionados à mineração de nuvens e a altcoin conhecida como Paycoin.

“Eles lançaram uma moeda que literalmente era apenas um token para facilitar seu esquema Ponzi”, disse Palmer. “E eles realmente venderiam um produto que não existia”.

Por que estamos vendo uma enxurrada de ICO?

Então, se esses tipos de esquemas existiram no passado, por que estamos vendo um boom em torno do mesmo hoje? Na opinião da Palmer, o padrão de token ERC20 da Ethereum tornou mais fácil para qualquer um lançar uma venda de token por conta própria.

“Porque é muito fácil. É um padrão para copiar.”, disse Palmer. “Na verdade, há alguns sites por aí que permitem gerar uma ICO ou gerar um token no Ethereum sem necessidade de codificação”.

Embora as vendas de token anteriores não envolvessem muito mais do que um endereço Bitcoin e uma planilha eletrônica, Palmer disse que há algo mais tangível sobre o processo no Ethereum.

“Algo que é mais tangível sobre os ICOs na plataforma da Ethereum é que, quando você envia o ether para o contrato, a rede Ethereum reconhece – e muitas carteiras lá fora por causa do padrão ERC20 reconhecerão – que você obteve qualquer moeda ou qualquer token aparece em sua carteira “, disse Palmer. “Então, é muito mais tangível. Você não está apenas enviando dinheiro em algum lugar e nunca mais ouviu falar sobre isso “.

Palmer acrescentou que os desenvolvedores precisam dar um passo atrás e questionar se é certo para eles levantar US $ 150 milhões para o sua “startup”.

Muitos deles ainda não têm um produto tangível

Enquanto o vídeo de Palmer apresentou um tom cauteloso sobre todo o mercado de ICO, ele mencionou Status.im e Civic como dois projetos com tecnologia legítima e tangível atrás deles.

Como esses ICOs afetam o preço do ether?

Outro aspecto da especulação em torno de ICOs baseados em Ethereum é o efeito que esses ativos digitais tiveram no preço do ether. Houve uma enxurrada de ICOs lançados na plataforma nos últimos meses, com alguns projetos levando mais de US $ 100 milhões em questão de minutos.

“Quando [um ICO é lançado], a única maneira de comprar esses contratos ERC20 ou essas ICOs é através de ether ou Ethereum, então, se essas empresas estão arrecadando US $ 150 milhões em ether, isso trava elas nesse contrato”, disse Palmer.

“E assim, está tirando esse dinheiro do mercado. Então, o que acontece é que você tem essa oferta reduzida. Só que há vários ICOs no mercado todas as semanas, e assim, as pessoas estão ficando realmente entusiasmadas com isso e tentando comprar ether.

“Isto é o que realmente está acontecendo”, Palmer continuou. “Isso é o que está dirigindo a maior parte das compras agora, as pessoas que compram o ether para enviar um contrato com a esperança de que eles se tornem ricos rapidamente em um desses ICOs”.

Na opinião de Palmer, o boom especulativo e o FOMO (Medo de perder a oportunidade) impulsionado pelo mercado de ICO causaram essa situação no mercado de criptomoedas.

 

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!