Concurso público em Brasília exige conhecimento em bitcoin, blockchain e criptomoedas

Concurso público em Brasília exige conhecimento em bitcoin, blockchain e criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Banco de Brasília (BRB), cujo maior acionista é o Governo do Distrito Federal, incluiu blockchain, bitcoin e criptomoedas como conhecimentos específicos em um edital de concurso público para a carreira bancária.

Segundo o edital, publicado no início do mês, a instituição abriu inscrição para o provimento de 100 vagas para o cargo de Escriturário (Ensino médio). A contratação será regida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O processo, organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES), também vai formar cadastro de reserva para demais aprovados — que será aproveitado mediante a abertura de novas vagas.

Todas as atividades referentes ao concurso serão realizadas no Distrito Federal, diz o documento.

Conhecimentos específicos

A prova de conhecimentos específicos descrita no conteúdo programático do processo seletivo vai abordar o tema “Os bancos na era digital e tendências”.

No tópico, foram incluídos algumas competências sobre o mercado de criptoativos, como consta no item 11: “O dinheiro na era digital — Blockchain, Bitcoin e demais criptomoedas”.

Além dos termos da criptoeconomia citados, em relação ao setor bancário, a prova vai abordar os seguintes conhecimentos:

Internet banking, banco virtual e ‘dinheiro de plástico’, Mobile banking, Open banking, fintechs e startups, Inteligência artificial cognitiva, banco digitalizado x banco digital.

Além disso, o candidato também terá que estudar sobre o comportamento do consumidor na relação com o banco, a experiência do usuário, segmentação e interações digitais e soluções mobile e service design.

Funções do concurso público

De acordo com o edital, o servidor aprovado e contratado irá executar atividades administrativas bancárias e atuar em salas de autoatendimento orientando, vendendo e divulgando produtos e serviços do banco.

Vai efetuar, também, operações diversas, sob orientação superior, visando contribuir para a plena execução dos trabalhos da área e para o adequado atendimento ao cliente.

Inscrições

Conforme o EDITAL NORMATIVO Nº 1/CP-29, as inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.iades.com.br, no período compreendido entre 8h do dia 9 de junho de 2019 e 22h do dia 15 de julho de 2019.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 56,00 e a prova será aplicada no dia 18/08/2019. O salário anunciado é de R$ 3.204,26 + benefícios com carga horária de trabalho de 30 horas semanais (6 horas diárias).


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!