Como ganhar Byteballs

Como obter as bytes, moedas do sistema Byteball durante a distribuição de 7 de agosto.

0

O Byteball é o sistema de uma criptomoeda chamada simplesmente de “byte” que, em vez de blockchain, usa um sistema de confirmação de transações chamado DAG, sigla de Directed Acyclic Graph. A carteira oficial tem suporte à contratos simples, do tipo que condiciona pagamentos à eventos externos, como atrasos de voos (permitindo a criação de seguros contra atrasos), resultados de partidas de futebol (contratos de apostas) e até o câmbio de bytes-BTC. Outros tipos de contratos podem ser implementados, dependendo apenas de entidades externas de confiança mínima chamadas Oracles, que inserem informações dos alvos dos contratos no sistema. Outra funcionalidade interessante da carteira é a existência de bots, que facilitam as operações.

Em vez de um ICO, a moeda é distribuída em rodadas mensais, para quem já possui Bitcoins em sua posse, ou seja, pra quem tem o controle da chave privada do endereço onde estão as moedas. Se você não tem controle da chave privada dos seus Bitcoins, então você não terá direito de ganhar as moedas do Byteball.

A próxima rodada ocorrerá hoje, 7 de agosto, às 15h10 (horário de Brasília), e para garantir as moedas, os seguintes passos devem ser feitos antes deste horário. A próxima rodada, caso ocorra, será em setembro.

Como se registrar para obter os bytes

Faça o download da carteira do Byteball e a instale no seu computador. Escolha a opção default Light Wallet. Clique no botão Chat, menu Transition Bot e Add Bot. A partir daí será iniciada a conversa com o bot que vai reservar o endereço para receber as moedas durante a próxima rodada. Clique no botão com os três pontinhos e insira o seu endereço Byteball (Insert my address).

Conversação com o Transition Bot
Conversação com o Transition Bot para reserva na distribuição de bytes

Existem duas alternativas para receber os bytes: com uma microtransação ou assinando uma mensagem.

Microtransação

Na primeira alternativa, basta enviar uma determinada quantidade de BTC para o endereço que o bot especificar (no meu caso, eu enviaria 0.000515 BTC para o endereço 1EdZkZ…) e manter o saldo no endereço de origem até o momento do início da distribuição. Os bytes seriam pagos na proporção de 0.0625 GB para cada BTC que permanecer no endereço de origem durante a distribuição. Atenção: Essa transação serve para registrar seu endereço de origem ao endereço Byteball na sua carteira. Nenhum BTC enviado será devolvido. Não envie mais que o necessário.

Assinando uma mensagem

Para evitar perder dinheiro fazendo bobagem, evitar gastar Bitcoins ou ter que aguardar a transação ser confirmada pela rede, você pode fazer a reserva dos bytes apenas assinando uma mensagem com o seu endereço Byteball. Basta informar seu endereço Bitcoin ao bot e a assinatura de uma mensagem contendo apenas o seu endereço Byteball:

Enviando endereços e assinaturas para o bot
Enviando endereços e assinaturas para o bot

No caso da Electrum, essa opção fica no menu Tools, Sign/Verify message. Também é possível clicar com o botão direito já no endereço Bitcoin que você quer ligar no endereço Byteball:

Menu de assinatura do Electrum
Menu de assinatura do Electrum

Aqui estou ligando o endereço Bitcoin 1EhhvtDUL3ZKXaSUugKXgerFiWPCevh3op ao endereço Byteball RLEPWGJWBUZ4AYQJCNLNE72L7YITQMCA:

Assinatura de mensagem
Assinatura da mensagem “RLEPWGJWBUZ4AYQJCNLNE72L7YITQMCA” pelo endereço “1EhhvtDUL3ZKXaSUugKXgerFiWPCevh3op”

Feito isso, basta mover todos os seus Bitcoins para este endereço que foi ligado ou repetir o passo para seus outros endereços com saldo, e deixá-los lá até a hora da distribuição.

Deu certo?

Confira se tudo correu bem procurando seu endereço na base de dados do airdrop:

http://transition.byteball.org/

COMPARTILHAR
Programador, cypherpunk e anarquista.