Como a Blockchain Pode Mudar a Indústria de Bilheteria de Eventos

Esta é uma publicação paga. O Portal do Bitcoin não endossa e não é responsável por nenhum conteúdo, precisão, qualidade, publicidade, produtos ou outros materiais nessa publicação.

Todo o mercado global de ingressos e bilhetes está passando rapidamente de offline para a web: a maioria dos principais players nos EUA e na Europa agora oferecem bilhetes online. Quando tantas pessoas estão profundamente enterradas em seus smartphones por horas a fio, simplesmente não pode haver outra maneira de vender ingressos.

Organizadores de eventos e distribuidores de ingressos têm que lutar com unhas e dentes por cada cliente, empregando uma ampla gama de instrumentos disponíveis, do marketing na internet, a integração de redes publicitárias e widgets sociais. Mas conseguir um cliente potencial não a parte mais difícil. O mercado está sofrendo de algumas limitações historicamente determinadas que poderiam ser resolvidas usando a mais recente e maior tecnologia on-line.

Em 2014, uma equipe de entusiastas com experiência no setor de eventos decidiu redirecionar radicalmente todo o processo de emissão de bilhetes. Então começou a Tickets Cloud, uma plataforma que conecta organizadores de eventos e vendedores para ajudá-los a vender bilhetes tanto off-line como on-line por meio de um serviço.

Aparentemente, o valor da Tickets Cloud é evidente para o mercado: Hoje, mais de 800 mil ingressos foram vendidos em mais de 950 contratos. Em 2017, a Tickets Cloud tornou-se a primeira plataforma tecnológica a vender ingressos para o AliExpress, uma gigante internacional de varejo online. O crescimento de 500% entre 2015 e 2016 impulsionou a empresa para os atuais US $ 2 milhões no volume de negócios mensal.

A principal ideia da Tickets Cloud é criar oportunidades iguais para todos, ajudando assim a emergir os canais de distribuição mais eficientes e a eliminar as cotas de ingresso.

No entanto, à medida que a indústria de ingressos aumentou, alguns problemas permaneceram persistentes, como o aproveitamento do mercado secundário, a fraude, os bilhetes falsos, as vendas incompletas de cotas de ingresso e a falta de um único mecanismo de reembolso.

Infelizmente, não é raro que os ingressos online sejam comprados rapidamente por robôs apenas para serem vendidos com um valor alto no mercado secundário. Outro problema ocorre quando os vendedores ilícitos restituem blocos de ingressos pouco antes do início do evento, deixando organizadores e distribuidores sem taxas e lucros.

Mas os principais problemas são a assimetria informacional entre os diferentes players do mercado e a falta de transparência. O sistema de distribuição de ingressos existente ainda depende principalmente da citação: os maiores players obtêm os melhores bilhetes, enquanto os menores precisam se beneficiar de um número menor de assentos menos favoráveis. Isso suprime a concorrência e retém o mercado ao descobrir as melhores estratégias e os melhores canais de forma orgânica. Há sempre problemas, tais como a falsificação de bilhetes e as barreiras de entrada altas para novos participantes ambiciosos.

Porquê a Blockchain

A Blockchain é uma boa escolha na resolução de todos esses problemas, alterando os padrões de comunicação entre várias partes e tornando o processo de reserva mais transparente. Isso é possível graças a contratos inteligentes que permitem que os organizadores de eventos estabeleçam políticas complexas para cripto-tickets, como várias categorias, preços, câmbio, reembolso ou regras de revenda e compartilhamento de receita. Ao mesmo tempo, os clientes podem estar certos de que seus ingressos não são falsos.

Para trazer todas essas ideias à vida, a equipe da Tickets Cloud lançou a сrypto.tickets, uma plataforma de distribuição de bilhetes baseada na blockchain com cobrança automática, custos mínimos, proteção contra fraudes e regras claras. Esta plataforma está aberta para que toda a indústria global de bilheteria.

O Crypto.tickets baseia-se em três elementos-chave: A plataforma blockchain (Ticket Chain), sistema de emissão de bilhetes (Ticket Cloud) e a Ticket Wallet. Ticket Chain é uma solução baseada na blockchain que gerencia e regula as interações entre todas as partes relevantes no mercado. Todo novo evento no sistema é essencialmente um contrato inteligente responsável pelo processamento de pagamentos, emissão e reembolso cripto-tickets, transferência e revenda em uma exchange de bilhetes descentralizada. A Ticket Chain é uma solução versátil para sistemas de emissão de bilhetes, e qualquer player do mercado pode usar a blockchain.

O Ticket Cloud ajudam os distribuidores e os organizadores de eventos a resolver o problema de vendas inferiores às esperadas: o sistema permite que os vendedores se conectem a um número ilimitado de sistemas e organizadores de ingressos online de todo o mundo, enquanto os clientes não precisam verificar dezenas de sites diferentes. Não há motivos para dividir todo o conjunto de tickets em cotas: todos os ingressos estão disponíveis para todos os vendedores através de uma API unificada.

Todas as interações entre clientes e o sistema acontecem na Ticket Wallet, uma carteira on-line que lida com armazenamento de ingressos, transações de dinheiro para tokens e mensagens entre clientes e organizadores. O processo de compra é o seguinte: o usuário escolhe um ticket e o paga em tokens ou na moeda local que é convertida automaticamente.

Após o pagamento bem sucedido, o contrato inteligente envia o ingresso para a conta do usuário na Ticket Wallet. Chegando ao site, o usuário verifica um código QR que informa ao sistema que o ticket foi usado, tornando-o completamente impossível de revender ou passar.

Ecossistema dos iguais

Graças à blockchain, o mercado será mais equilibrado entre organizadores, distribuidores e clientes finais. Todos poderão influenciar todos os outros e mantê-los em consideração.

Valor para os fãs

Os clientes finais estarão confiantes de que seus bilhetes de cadastro não são falsos ou fraudulentos, se eles o compraram no mercado primário ou secundário. Se um vendedor executa o Tickets Cloud e está vinculado por um contrato inteligente, a compra será garantida. Os clientes também podem influenciar os organizadores de eventos através da votação, por exemplo, se um grande número de queixas tiverem sido arquivadas contra um determinado evento, um processo de votação automática pode ser iniciado e, no caso de uma falha no evento, os reembolsos serão feitos automaticamente. Os usuários formam sua própria classificação, permitindo que o sistema apresente rapidamente as pessoas desonestas.

Valor para sistemas de bilhetes

Os sistemas de bilhetes poderão aproveitar todas as vantagens da blockchain: cobrança de pagamento dividida, uma classificação global de organizadores para ajudar a eliminar os fraudadores no início e novos canais para se comunicar com os clientes. Os organizadores poderão assumir o controle total da emissão não apenas de ingressos, mas também de tokens que podem ser usados ​​em um programa de fidelidade.

Valor para organizadores de eventos

Com o crypto.tickets, os organizadores poderão emitir cripto-tickets que protegem seus clientes de fraude. Existe também uma maneira de permitir apenas uma compra de ingresso por cliente. Todas essas possibilidades tornam o processo de emissão de bilhetes totalmente gerenciável pelos organizadores. Juntamente com os distribuidores, eles poderão enviar notificações de push e programas de fidelidade usando tokens.

Valor para distribuidores

Os distribuidores receberão acesso a todos os ingressos disponíveis no mercado em primeira mão e no mercado secundário. Um distribuidor poderá fazer negócios com qualquer número de organizadores e corretores sob um contrato, através de uma API, ao mesmo tempo em que mantém flexibilidade e independência na negociação de melhores condições com os organizadores. Contratos inteligentes garantem que todas as partes recebam suas respectivas taxas.

Este é o futuro da indústria de ingressos da maneira como o crypto.tickets vê e projeta.

Para saber mais sobre o nosso projeto, siga os links abaixo:
crypto.tickets
Whitepaper crypto.tickets
Tickets Wallet
Facebook

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!