Cofundador da Apple exalta Bitcoin e Ethereum e diz que vai trabalhar com Blockchain

(Foto: Gage Skidmore/Flickr)

Steve Wozniak, cofundador da empresa mais valiosa do mundo, a Apple, disse que vai explorar a tecnologia Blockchain e voltou a falar com entusiasmo do Bitcoin em uma entrevista ao Nulltx durante sua participação na conferência ChainXchange que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de agosto, em Las Vegas, nos Estados.

“O Bitcoin me chamou a atenção porque ele tinha muitos aspectos incomuns para qualquer tecnologia que eu já tinha ouvido falar, como seu criador oculto, um sistema descentralizado, baseado em matemática e um certo número da criptomoeda que pode existir”, disse Wozniak ao ser abordado por um repórter.

O cofundador da Apple frisou seu amor pela matemática. Para ele, a ciência é como a natureza:

“[Matemática] é muito melhor que os seres humanos… Eu confio nessas coisas da natureza mais do que nas que homem faz. O homem inventa moedas, as controla, emite novos dólares americanos todos os anos. Eu via que o Bitcoin era imune a isso”.

Wozniak, que é engenheiro eletrotécnico e programador, também falou sobre a estranheza que a tecnologia subjacente do Bitcoin, o Blockchain, causou a ele logo que começou a ouvir sobre ela.

“Eu não a entendia. Não é algo que você entende em um dia. E então você começa a ler e pensar sobre como funciona e perceber como realmente é usada pelas pessoas, o processo de mineração, da verificação e… pah! Tudo começou a fazer sentido”, disse ele.

O engenheiro, que fundou a Apple junto com o lendário Steve Jobs e o administrador de empresas Ronald Wayne, ressaltou a independência do novo sistema financeiro e o comparou com o momento em que ele conheceu a internet. Ele disse que ficou muito espantado.

“Blockchain e criptomoedas me lembram muito os primeiros dias da internet, quando eu via novas coisas a cada dia, como vendas no varejo, carros, imóveis, Uber… E agora você vê pessoas trabalhando em aplicativos Bitcoin. Tudo tem um valor”, lembrou Wozniak, que também revelou, pela primeira vez, que está prestes a explorar a tecnologia Blockchain.

“Estou envolvido. Muito em breve vou iniciar minha primeira participação em uma empresa de blockchain chamada Equi”.

Ele disse que a abordagem da ‘Equi’ não será em criar uma nova [cripto] moeda ou algo para se especular, mas em torno do controle de estoque. Segundo ele, a empresa tem chamado a atenção de grandes investidores que empregam capital em Dubai.

Wozniak disse que provavelmente eles falarão sobre o projeto na conferência de Bitcoin e Blockchain que vai acontecer em Malta no mês de outubro. Ele acredita que alguns países estão dando a mesma importância aos blockchains como deram no tempo de projetos de carros elétricos.

Visionário, Wozniak terminou a entrevista falando acerca da plataforma do Ethereum. Segundo ele, presenciar milhares de empresas desenvolvendo seus próprios aplicativos, é lembrar do que a Apple sempre ofereceu aos desenvolvedores.

“Ethereum fornece as ferramentas para um aplicativo blockchain de sua preferência… E é assim que eu vejo mais pessoas usando Ethereum, mas o Bitcoin ainda é o ouro digital”, notou.

Ethereum será a próxima Apple

Em meados de maio deste ano, Steve Wozniak disse, em uma conferência em Viena, na Áustria, que o Ethereum poderia ser a próxima Apple, pois em sua plataforma “pode se fazer coisas”.

No ano passado, na conferência Money20/20, ele compartilhou sua opinião sobre o Bitcoin, dizendo que a criptomoeda era melhor do que o ouro e o dólar americano.

Ele disse que o dinheiro fiat poderia ser impresso conforme os governos e banqueiros centrais desejassem e que isso seria impossível de acontecer com o Bitcoin.

Wozniak também ressaltou que o ouro, por outro lado, pode até ter uma quantidade finita também, porém, cada dia que passa é encontrada uma maneira mais eficiente de extraí-lo da terra.

Explicando melhor, e novamente enaltecendo a matemática, ele disse:

“Há uma quantidade finita de bitcoin que pode existir. O ouro pode ser minerado interminavelmente. Talvez haja uma quantidade finita de ouro no mundo, mas o Bitcoin é regulado pela matemática e ninguém pode mudar a matemática”.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!