China Pode Acabar com Energia Barata dos Mineradores

0

A província chinesa de Sichuan está se preparando para ampliar sua proibição das criptomoedas, atacando as operações de mineração como parte de sua repressão.

De acordo com a mídia local da Tencent Finance, a Sichuan Electric Power Corporation, uma empresa estatal, distribuiu uma circular ordenando as estações hidrelétricas a parar de fornecer eletricidade de baixo custo para operações de mineração de bitcoin.

Como a mineração tornou-se tão competitiva, poucos usuários de bitcoins comuns conseguem obter lucro da mineração de criptomoedas. A mineração, em vez disso, foi agrupada em grandes fazendas de mineração centralizadas em regiões do mundo que oferecem vantagens competitivas aos mineradores, nomeadamente mão-de-obra barata e eletricidade de baixo custo. Uma parcela significativa da mineração de bitcoin é atualmente baseada na província chinesa de Sichuan, onde as operações têm acesso a eletricidade de baixo custo produzida por usinas hidrelétricas subsidiadas pelo estado durante a estação chuvosa da região.

No início deste ano, os reguladores chineses começaram a reprimir o crescente setor de criptomoedas, tornando ilegal a realização ou participação em ofertas de moedas iniciais (ICOs). Pouco depois, eles obrigaram as exchanges de criptomoedas a cessar suas operações. No entanto, embora houvesse rumores de que o governo ampliaria a proibição incluindo a mineração, ainda não havia feito nada.

Agora, no entanto, a empresa de energia do estado da Sichuan aparentemente configurou a prática em sua mira, alertando as estações de energia conectadas à rede que devem parar de vender o excesso de eletricidade diretamente aos mineradores, cujas operações geralmente se situam diretamente ao lado das usinas de energia.

Conforme escrito, a ordem aparenta ser principalmente dirigida a mineiros menores, que se instalaram na Sichuan durante a estação chuvosa, mas são obrigados a se mover uma vez que o inverno chega; as operações maiores, comoa mineração da Bitmain, têm acordos com os governos locais para comprar eletricidade diretamente da rede estatal a preços abaixo do mercado. Não está claro, no entanto, se a repressão manterá esse foco estreito ou se forem os primeiros rumores de um aperto mais amplo nos mineradores do continente, cuja força combinada representa mais de metade do hashrate total do Bitcoin, de acordo com estimativas.

De qualquer forma, alguns observadores da indústria acreditam que esta fase da proibição do bitcoin pela China poderia realmente ser benéfica para a rede a longo prazo – senão para os próprios mineradores chineses – uma vez que “nivelaria o campo de jogo” para os mineradores fora da China e presumivelmente levará a uma descentralização mais geográfica das operações de mineração.

 

Leia Também: Samsung Fez Equipamento de Mineração de Bitcoin com Smartphones Antigos

 

BitcoinTrade

Compre e venda Bitcoin na primeira e única corretora de Bitcoin do Brasil com certificação PCI DSS nível 2, que atende aos requisitos máximos de segurança nas transações. Acesse: https://www.bitcointrade.com.br/

loading...
loading...