Controladora das Casas Bahia lança banco digital para competir com Nubank

Gigante varejista brasileira lança banco digital com foco em inclusão financeira
(Imagem: Divulgação/Via Varejo)

A gigante brasileira Via Varejo lançou na quarta-feira (05) um banco digital chamado banQi. Segundo o Estadão, o novo serviço tem como foco a inclusão de pessoas das classes C, D e E que têm pouco acesso a bancos e crédito. A Via Varejo é detentora de grandes varejistas como Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.

De acordo com a companhia, o banQi foi criado em parceria com a startup de tecnologia financeira Airfox, especializada em pagamentos móveis digitais. A Via Varejo diz que “o foco é facilitar a vida dos consumidores por meio de um aplicativo simples e intuitivo”.

Apesar de se apresentar como um banco, o banQi é uma marca da Airfox e a fintech ainda não se enquadra como uma instituição financeira, diz o Estadão.

Felipe Negrão, diretor financeiro da Via Varejo, disse que o objetivo é a inclusão financeira, mas que o serviço é para todos.

“A principal missão é fazer a inclusão social, econômica e digital da população de baixa renda”.

Em relação à onda de lançamentos de serviços digitais por vários varejistas do Brasil, como Pernambucanas e Magazine Luiza, Negrão fez questão de pontuar o diferencial do banQi: “o serviço não está vinculado à Casas Bahia”.

Contudo, o famoso ‘carnê das Casas Bahia’, que começou a ganhar formato digital em dezembro do ano passado, agora também poderá ser pago por meio do aplicativo.

Não é só Casas Bahia

Alguns dos serviços já oferecidos no banQi são depósitos, transferências, pagamento de boletos e recargas para celular e Bilhete Único.

Por enquanto, o aplicativo do banQi só está disponível para o sistema operacional Android, mas conforme a reportagem, o serviço logo estará disponível para iOS.

Empresa quer desbancar Nubank

Outros serviços, como empréstimos pessoais, saques, cartões e cashback também serão implantados ao longo do tempo, diz o site.

Outro objetivo da Via Varejo é tornar o banQi competitivo até alcançar a liderança no mercado, hoje ocupada pelo Nubank.

Para chegar à meta, a Via Varejo vai usar as lojas da Casas Bahia no Brasil que estão distribuídas em 20 estados. Segundo a reportagem, todas as unidades estarão integradas à operação do banQi até o final de julho.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!