Caixa Econômica some com dinheiro de correntistas; valor pode ser devolvido em dobro, diz representante da Proteste

(Foto: Shuttertstock)

Uma enxurrada de reclamações de clientes da Caixa Econômica Federal tomou conta das redes sociais nesta sexta-feira (18). Eles relataram que valores teriam desaparecido de suas contas inexplicavelmente. Conta zerada ou negativa foi o assunto mais propagado.

De acordo com o G1, a Caixa comunicou que algumas transações havia sido processadas com atraso, porém muitas pessoas ficaram furiosas com o fato nada agradável.

O problema estava relacionado ao processamento de Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), um tipo de transferência que, se realizado durante o expediente bancário, é creditado no mesmo dia.

“Três transferências simplesmente sumiram como um passe de mágica!” disse um suposto correntista do banco no Twitter.

https://twitter.com/arquiteturaoral/status/1086234971730313216

A ele, a Caixa respondeu que o erro já havia sido identificado e que logo o serviço seria restabelecido.

Alguns internautas que se declararam clientes do banco estavam furiosos de acordo com alguns relatos. Houve casos em que clientes da instituição deixou de pagar suas contas por falta de saldo.

Uma usuária do microblog disse que entrou em contato através do canal de ​serviço de atendimento ao consumidor do banco (SAC) e como resposta o atendente afirmou que tudo voltaria ao normal no decorrer da noite de sexta.

Cliente pode receber o dobro

Segundo a advogada Lívia Coelho, representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o transtorno pode ser configurado como cobrança indevida por parte do banco, o que, conforme o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, dá aos clientes o direito de receber em dobro o valor que tinham em suas contas, reportou o Extra.

Para isso, disse a advogada, é importante guardar o extrato da conta e outros comprovantes, como de boletos e contas que deixou de pagar nesse dia. A melhor forma é tentar resolver a situação extrajudicialmente, entrando em contato com o banco ou, caso não consiga dessa forma, com o Procon ou a Proteste.

Ela ainda ressaltou que se o cliente quiser danos morais será necessário entrar na Justiça.


11,5 bilhões de lucro em nove meses

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública e que detém como subsidiárias o banco PAN, a Caixa Seguradora, além da rede de franquias de casas lotéricas em todo o país.

Conforme publicação do Época Negócios em novembro do ano passado, a instituição encerrou o terceiro trimestre daquele ano com lucro líquido de R$ 4,8 bilhões, alta de 122% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em nove meses, o lucro atingiu R$ 11,5 bilhões. Segundo a reportagem, os números representam um aumento de 83,7% frente ao mesmo intervalo de 2017.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil. Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br


Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!