BMW Investe em Blockchain Para Coibir Trabalho de Crianças em Minas de Cobalto

Pedra do minério em um local de exploração na República Democrática do Congo (Foto Alan Whelan/Trócaire)

A BMW, umas das maiores empresas de veículos do mundo, em parceria com a Circulor, especializada na tecnologia Blockchain, está trabalhando na implantação do sistema para garantir que o cobalto (elemento usado na produção de baterias) seja extraído sem trabalho infantil.

De acordo com a agência Reuters, a blockchain fará o papel de mapeamento do metal desde a mineração até a entrega, principalmente daqueles oriundos de Austrália, Canadá e Congo, que alegam fornecer apenas o cobalto puro.

“A tecnologia blockchain deve ser uma maneira eficiente de provar que o cobalto está limpo dando-lhe um código de barras, assim desde o início ele será rastreado em todos os estágios do seu trajeto, e isso tornaria o processo imutável”, disse o CEO da Circulor, Douglas Johnson-Poensgen, à Reuters.

O cobalto é um metal muito conhecido e usado na produção de baterias de carros elétricos, juntamente com o níquel e o magnésio. A maior inquietação da BMW no momento é que a demanda por veículos elétricos tem aumentada aceleradamente e a empresa precisa garantir uma solução inteligente e estoque adequado.

Trabalho Infantil

O anúncio parece ser uma resposta a uma reportagem da rede americana CBS, que foi até as minas de cobalto na República Democrática do Congo, que produz mais da metade do minério usado no mundo, e flagrou crianças de 11 anos trabalhando no local.

Oliver Zipse, membro do conselho da BMW, disse a Bloomberg:  “Temos uma estratégia detalhada para o futuro que assegura nossa necessidade de volume, bem como a origem e o tipo de produção para que possamos obtê-los em boa consciência”.

Zipse afirmou também que o abastecimento de cobalto e de outros materiais é a questão mais importante no momento antes de decidirem  montar sua própria bateria. Atualmente, a empresa monta o produto, mas não produz suas próprias células.

O comentário de Zipse ocorreu um dia depois da Bloomberg informar que a Volkswagen AG convidou os produtores de Cobalto para conversações na sede da Alemanha nesta semana, o que sugere o início de uma grande concorrência.

Confira o Índice de Preço do Bitcoin no Brasil e as Informações das Principais Exchanges, acesse: https://portaldobitcoin.com/preco-bitcoin/

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!