Blockchain Terá um Enorme Impacto na Economia, Diz Governo Australiano

0
68

A Organização de Pesquisa Científica e Industrial (CSIRO), a agência do governo federal para pesquisas científicas na Austrália, afirmou que a tecnologia Blockchain terá um impacto profundo na economia australiana.

Em particular, os pesquisadores da CSIRO observaram que a teconologia da Blockchain na otimização das cadeias de suprimentos é altamente promissor, pois fornece um livro-razão (ledger) descentralizado, transparente e seguro que pode ser atualizado em tempo real.

O Data 61, uma unidade especializada do CSIRO, liderou um estudo sobre a tecnologia Blockchain e seu impacto potencial nos principais setores australianos, como agricultura, bancário, saúde, logística e outros setores públicos. Os analistas do Data 61 examinaram especificamente a capacidade da tecnologia Blockchain para gerenciar, proteger e processar dados, bem como a implementação de dispositivos Internet de Coisas (IoT – Internet of Things).

O estudo do Data 61 é uma iniciativa de pesquisa de 12 meses de duração, onde participaram funcionários do governo e líderes de várias indústrias. O estudo permitiu que o governo australiano e suas agências financeiras investigassem de perto a Blockchain e as criptomoedas, o que também levou à eliminação da dupla tributação sobre o Bitcoin.

O tesoureiro Scott Morrison, que encomendou o orçamento federal de 2016, afirmou que a Austrália evoluiu para um país líder no desenvolvimento da tecnologia Blockchain, juntamente com outros países, como o Reino Unido, Hong Kong e a Coréia do Sul.

Morrison explicou ainda que o governo pretende fornecer “orientações sobre como eles podem acelerar sua aceitação da tecnologia Blockchain” em um futuro próximo.

Blockchain como Plataforma de Cadeia de Suprimentos

Outra aplicação para a blockchain que relatório do Data 61 enfatizou é a cadeia de suprimentos (supply chain). Atualmente, alguns dos maiores consórcios Blockchain do mundo, como Axoni, R3 e Hyperledger Foundation, utilizam a tecnologia Blockchain para ajudar as empresas comerciais em larga escala a utilizar um livro-razão (ledger) distribuído para otimizar sua operação.

Em relação à aplicação da Blockchain como plataforma de cadeia de suprimentos, Morrison observou que a tecnologia Blockchain terá um impacto profundo na economia australiana ao “produzir ganhos significativos de produtividade, segurança e eficiência”.

Mais importante ainda, ao usar mais tecnologias baseadas na Blockchain, como contratos inteligentes (smart contracts) que estão sendo desenvolvidos por protocolos e redes da Blockchain, como a Ethereum, as empresas em grande escala poderão lidar de forma autônoma com operações e reduzir significativamente os custos.