Blockchain é uma revolução que não aconteceu, diz BBC

IBM não é a pioneira em registro na blockchain no Brasil, diz criador da OriginalMy
Foto: Shutterstock

“A tecnologia blockchain existe há mais de uma década e tem sido muito popular. Parece bastante útil, mas na prática, dificilmente é usada. Então o que aconteceu?”. É desta forma que a BBC abordou o tema num artigo publicado na terça-feira (11).

Intitulado ‘Blockchain: a revolução que ainda não aconteceu”, a BBC descreve um pouco do cenário atual da tecnologia. Conforme sugere o texto, o intuito é mostrar que a blockchain ‘tem se esforçado’ para encontrar um objetivo.

Para explicar, o artigo aborda soluções blockchain já adotadas ou em andamento, principalmente referentes a documentação — e o autor não precisou de muitas palavras para descrever a inovação que surgiu com o bitcoin:

“Mas a idéia básica, de um livro de informações distribuído por vários usuários em vez de mantido centralmente, provocou muito interesse”.

Blockchain não impede dados falsos

O artigo cita então algumas ideias, como a do professor Gilbert Fridgen, do centro de pesquisas da Universidade de Luxemburgo. Ele sugere um sistema de contabilidade distribuído para monitorar os diplomas emitidos por instituições de ensino.

E faz sentido. Segundo uma reportagem da BBC em 2018, havia milhares diplomas falsos em circulação. “Portanto, um sistema descentralizado que rastreia qualificações poderia atrair os empregadores”, defendeu.

No entanto, Fridgen observou que a blockchain em si não pode impedir que fraudadores insiram num sistema informações falsas. Mas se esses problemas de confiança puderem ser resolvidos, diz o jornal, blockchain pode trazer benefícios reais.

Outro exemplo é o do bilionário grupo dinamarquês Maersk, que tem em suas atividades principais o setor de transportes e energia. Segundo a BBC, a empresa já registra em blockchain cerca de 10 milhões de documentos alfandegários toda semana.

Alternativas à blockchain

Apesar da blockchain permitir a imutabilidade de dados, o artigo questiona que há outras possibilidades para manter dados seguros. “Um sistema semelhante poderia ser alcançado com outras tecnologias”.

No entanto, segundo o texto, não seria esse o problema de a blockchain não avançar, mas o quão transformadoras seriam as alternativas no estilo blockchain.

Pelo menos os defensores argumentam há muito tempo que blockchain poderia ser uma alternativa melhor aos bancos de dados tradicionais, diz o texto.

E sobre isso a BBC também deu um exemplo, de como um banco de dados descentralizado poderia facilitar, por exemplo, se o sistema de um banco saísse do ar:

“Imagine que você está fazendo compras e chega ao caixa, mas seu cartão não funciona”, questionou. “Acontece que o seu banco sofreu um colapso e ninguém consegue pagar a conta”.

E argumentou:

“Mas e se a caixa registradora tivesse acesso a um registro do saldo do seu cartão de crédito ou débito atualizado sempre que você comprasse algo? Mesmo com o sistemas do banco fora do ar o seu cartão ainda funcionaria”.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!