Bitmain lança máquina de mineração de criptomoedas três vezes mais potente

Bitmain reduz 88% de seu poder de mineração de bitcoin
(Foto: Shutterstock)

A Bitmain, maior empresa de mineração de bitcoin do mundo e uma das gigantes na fabricação de chips para o setor, anunciou na terça-feira (19) seu novo dispositivo para minerar criptomoedas, a Antminer Z11.

De acordo com informações no site da Bitmain, o novo equipamento de mineração supera os concorrentes em eficiência e consumo de energia, além de possuir capacidade de processamento três vezes maior que seu modelo anterior Z9.

A Antminer Z11 foi projetada para minerar criptomoedas baseadas no algoritmo de prova de trabalho ‘Equihash’, como a da criptomoeda com foco em privacidade Zcash, por exemplo.

Bitmain vendeu lote em 20 minutos

A Bitmain disse que após anunciar a pré-venda da nova Antminer no seu site oficial, o lote foi vendido em apenas 20 minutos. Cada unidade custou ao comprador US$ 1.242 (aproximadamente R$ 4.600).

Segundo as especificações técnicas da Z11, é possível obter  um poder de hash 135 KSol/s (número de hashes por segundo) e uma eficiência de energia de 10,50 J/KSol, economizando 60% do custo de eletricidade em comparação com o Z9.

A Z11 foi projetada com um chip de 12 nanômetros (nm), cuja tecnologia dissipa mais calor. O equipamento também é menos pesado que a Z9 e pesa 5,4 kg, além de evitar acúmulo de poeira.

(Antminer Z11 / Blog.Bitmain)

Z11 para mineração de Zcash e similares

Embora a Zcash utilize a prova de trabalho Equihash como consenso e seja a mais líquida da categoria, não é a única moeda que o Z11 pode minerar.

Dados do WhatToMine revelam que os mineradores podem transferir seu hash para outras redes similares, como Komodo (KMD), ZClassic (ZCL) ou Horizen (ZEN), embora tal troca não seja muito lucrativa.

A Bitmain também reiterou seu compromisso com a comunidade Zcash ao anunciar o seu novo produto. Ela observou seu comprometimento para entregar a tempo as Z11, visto que no passado muitos mineradores tiveram que esperar bastante tempo por novos produtos.

“A Bitmain vai continuar fornecendo atualizações de envio do primeiro lote do Antminer Z11. Esses compromissos com a transparência continuarão a fornecer à fundação e à comunidade da Zcash a segurança, confiabilidade e acessibilidade que eles desejam dos fabricantes”, publicou a empresa.

Clique aqui e siga o Portal do Bitcoin no Instagram


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!