Bitfinex para de aceitar transferências bancárias

Bitfinex anunciou hoje transferências bancárias não serão mais processadas, alguns dias após ter anunciado que retiradas em dólar sofreriam atrasos.

0
83

Bitfinex anunciou hoje transferências bancárias não serão mais processadas, alguns dias após ter anunciado que retiradas em dólar sofreriam atrasos. Com o crescente questionamento acerca da solvência da corretora ou sua possibilidade de continuar operando, a Bitfinex se pronunciou:

“No inicio de 18 de abril de 2017, todos os depósitos serão bloqueados e recusados pelo nosso banco de Taiwan. Isso se aplica a todas as moedas fiat*. De acordo com isso, pedimos a nossos clientes que evitem enviar depósitos para nós até novo aviso, com efeito imediato.”

*fiat são moedas emitidas por bancos centrais como por exemplo real e dolar

A Bitfinex diz que estão trabalhando em “soluções alternativas para os cliente que desejam ou depositar ou sacar em fiat”, mas esse anúncio foi feio apenas alguns dias depois de Well Fargo, um banco Americano internacional, parar de processar transferências do banco Taiwanês da Bitfinex. No dia 13 de Abril, a corretora afirmou:

“A Bitfinex atualmente está tendo atrasos no processo de saques em dólar aos clientes. O modo como operamos não está disponível no momento. Alternativas estão sendo pensadas para resolver os atrasos, entretanto, a complexidade e escala envolvidas significam que levará um certo tempo para retornarmos à normalidade. Consequentemente, clientes com pedidos em dólar devem esperar atrasos enquanto trabalhamos para que tudo se normalize.”

A razão exata pela qual Wells Fargo agiu ainda não se sabe, mas a CFTC, Comissão de Futuros de Commodities americana, deu uma multa de $75,000 ano passado por “oferecer trocas ilegais de produtos financeiros e não registrar junto à comissão.”

A Bitfinex continua sem regulação, até onde se sabe, apesar do suposto roubo sofrido em Agosto de 2016 no valor aproximado de $140 milhões de dólares. Esse pode ser o caso, assim sendo, agora os bancos também estão na briga para fazer valer a ação da CFTC.

No entanto, enquanto a ação da Wells Fargo pode ser explicada, a última ação dos bancos taiwaneses é algo surpreendente, uma vez que a corretora agora parece estar completamente isolada do sistema monetário em significativa reminiscência da situação do MT Gox há três anos atrás. Mark Karpeles, o então CEO da MT Gox, comentando sobre a atual situação do Bitfinex, declarou publicamente:

“Alguns anos atrás, MtGox teve suas transferências internacionais bloqueadas por um banco intermediário. Isso causou um grande aumento dos cursos, já que é difícil trabalhar sem eles, além disso fizeram pressão para nossos bancos japoneses fechar nossas contas.”

É possível que os bancos taiwaneses tenham sofrido pressão para cortar as transferências monetárias do Bitfinex, potencialmente ameaçadas por Wells Fargo, para cortar seus relacionamentos se não o fizerem.

Se é esse o caso, e é claro que isso é muito mais uma história em desenvolvimento, então os EUA estão claramente enviando um alerta para todas as corretoras em todo o mundo que eles precisam para cumprir, pelo menos, os regulamentos locais, obtendo uma licença com as autoridades relevantes ou eles podem ser cortados do sistema monetário.

 


 

O preço do Bitcoin na Bitfinex rapidamente reagiu às notícias, fugindo da realidade, e subindo $40 em poucos segundos. A razão para isso é provavelmente porque a unica forma de retirar dinheiro da corretora é comprando Bitcoin e enviando para alguma outra concorrente.

Essa notícia, enquanto surpreendente, estava dentro da previsibilidade, com a CNN publicando um editorial hoje mais cedo perguntando se a Bitfinex seria um problema sério. Um corte dos bancos locais não era esperado, mas a Bitfinex já apresentou alguns problemas e com o ultimo anuncio ficou ainda mais claro que a plataforma está passando por dificuldades que podem levar a uma situação perigosa, inclusive falência.