O dia em que 10 mil bitcoins viraram duas pizzas

Por que o Bitcoin Pizza Day é tão importante para a história das criptomoedas

O dia em que 10 mil bitcoins viraram duas pizzas
Foto: Shutterstock

Hoje, dia 22 de maio de 2020, comemoramos um dos marcos mais importantes da criptoeconomia: o nascimento do Bitcoin como ativo financeiro ou a primeira transação com troca de bens físicos por bitcoins.

Conhecida como “Bitcoin Pizza Day”, a data celebra a primeira transação comercial realizada na Rede Bitcoin: a troca de 10 mil bitcoins por duas pizzas, o que em valores atuais dariam mais de meio bilhão de reais. 

Para quem não conhece a história, vale uma breve explicação: dia 18 de maio de 2010, o desenvolvedor húngaro Laszlo Hanyecz publicou no fórum Bitcointalk um pedido.

Ele dizia que estava disposto a pagar 10 mil bitcoins (dos 70 mil que ele já tinha minerado) por 2 pizzas grandes. Ele chegou a dizer que a pessoa poderia fazer as pizzas, pois o que ele queria mesmo era a entrega delivery de comida paga com bitcoins.

Abaixo você pode ler o post original de Laszlo:

Alguns membros responderam o tópico, e a negociação foi feita para uma compra delivery de US$ 41 por duas pizzas do Papa John’s, por outro entusiasta que fez o pedido online para a pizzaria local de Jacksonville — Flórida (EUA), entregando-a na casa de Laszlo. 

Quem quiser ver a conversa na íntegra, ela pode ser lida aqui: https://bitcointalk.org/index.php?topic=137.​0 

Aproveite e também veja como eram as famosas pizzas na postagem original de Laszlo: http://heliacal.net/~solar/bitcoin/pizza/

E para os incrédulos, confira a transação na blockchain:

https://www.blockchain.com/btc/tx/a1075db55d416d3ca199f55b6084e2115b9345e16c5cf30 2fc80e9d5fbf5d48d

Bitcoin Pizza Day

Mas, mais do que a pizza mais cara do mundo, o Bitcoin Pizza Day marca um momento muito importante para a história da economia mundial.

Antes que você conclua que foi um absurdo o montante pago pela pizza mais cara do mundo, lembre-se que, até aquele momento, o bitcoin não tinha valor comercial e foi a primeira vez que ele foi valorado e passou a ser algo além do que apenas testes entre programadores (que já durava mais de um ano).

A ideia — muito bem-sucedida — de Laszlo foi provar que o Bitcoin tem utilidade para coisas simples do dia a dia, dando esse passo decisivo para a história da criptoeconomia.

Até aquele momento, não havia ainda sido experimentado o potencial dessa tecnologia disruptiva, que tem uma infinidade de aplicações, tanto cotidianas quanto em áreas de saúde, agricultura, governamental, logística etc.

O marco do Bitcoin Pizza Day deve ser celebrado pela concretização de como a blockchain pode trazer cada vez mais impacto social positivo ao digitalizar processos e permitir com que as pessoas, de qualquer lugar do mundo, tenham acesso a um único sistema financeiro seguro, rápido e sem fronteiras.

Foi essa pequena negociação que mostrou o potencial de uso em massa do Bitcoin e das criptomoedas que ainda surgiriam. 

Hoje, nós celebramos 10 anos de uma revolução silenciosa, que veio para ficar, mudando a lógica de funcionamento de muitos setores da nossa sociedade. 


Sobre o autor

André Hamada é COO e cofundador da Bitpreço, um marketplace que busca unir as melhores ofertas do mercado brasileiro de criptomoedas em uma única plataforma, com opções para compra e venda de bitcoins das principais exchanges brasileiras e internacionais.