Bitcoin Core 0.14.1: Sinalização da SegWit e Contabilidade de Memória

O projeto Bitcoin Core, lançado por Satoshi Nakamoto há oito anos e liderado hoje por Wladimir Van Der Laan, tem como objetivo lançar uma nova versão do software aproximadamente uma vez a cada seis meses. Tal libertação (0.12.0, 0.13.0, 0.14.0 …) inclui a maioria das melhorias feitas desde a última versão principal.

Entre os lançamentos principais, o projeto Bitcoin Core geralmente oferece versões menores (0.12.1, 0.13.1, 0.13.2 …). Estes incluem softforks, que são incluídos em pequenas versões. Ou eles incluem correções de bugs e outras modestas melhorias.

Este fim de semana marca o lançamento oficial de um novo lançamento menor: Bitcoin Core 0.14.1.

Sinalização da SegWit

Talvez a mudança mais notável na nova versão afeta os mineradores, e em particular preocupa a Segregated Witness (SegWit), o protocolo atualiza no coração dos planos do Bitcoin Core para a escalabilidade.

Segregated Witness é um softfork, o que significa que quem não atualizar permanecerá parte da mesma rede com os que preferirem atualizar. Isso também é tecnicamente válido para os mineradores; Eles podem continuar a minerar blocos sem incluir quaisquer transações da SegWit se assim preferirem. (Embora, se eles não atualizarem, eles devem tomar algumas precauções para evitar a mineração em cima de blocos inválidos.)

O Bitcoin Core 0.14.1 agora também oferece aos mineradores a opção de excluir quaisquer operações da Segregated Witness mesmo se o softfork for ativado. Eles podem continuar a minerar blocos que só incluem transações de “estilo antigo” se preferirem.

Além disso, mineradores do Bitcoin Core 0.14.1 que preferirem excluir as transações SegWit, por padrão, ainda sinalizarão suporte à atualização, independentemente. Afinal, a ativação do SegWit não deve ser um problema para eles: Com o Bitcoin Core 0.14.1, eles estarão tecnicamente prontos para evitar blocos inválidos, e eles próprios podem criar blocos sem transações SegWit da mesma forma.

Contabilidade de memória

Para usuários normais, não-mineradores, a maior mudança no Bitcoin Core 0.14.1 é provavelmente uma melhora no uso de memória.

Os nós do Bitcoin mantêm um buffer de alterações recentes no estado da blockchain (o “UTXO-set”) na memória. As mudanças recentes são mais propensas a mudar novamente, e manter isso na memória permite que os nós acessem o mais rápido possível. Dessa forma, os nós podem aceitar e validar transações e blocos rapidamente e encaminhá-los adequadamente, beneficiando toda a rede.

Bitcoin Core 0.14.0 mostrou alguns problemas estimando quanto espaço é necessário na memória para executar. Isso poderia ter efeitos prejudiciais em sistemas low-end, como alguns Raspberry Pi’s, e outros computadores com memória limitada. No Bitcoin Core 0.14.1, o uso de memória para o UTXO-set é calculado com mais precisão, o que deve ajudar as máquinas bem configuradas a correr mais suavemente.

Além disso, Bitcoin Core 0.14.1 inclui uma série de pequenas correções de bugs e otimizações.

O próximo lançamento importante, Bitcoin Core 0.15.0, é esperado em torno da primavera deste ano.

Para obter mais informações, consulte as release notes do Bitcoin Core 0.14.1. Você pode baixar Bitcoin Core 0.14.1 de bitcoin.org e bitcoincore.org.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!