Como obter as moedas Bitcoin Cash

Lançamento do Bitcoin Cash

Na manhã do dia primeiro de agosto, por volta das 9h20 (horário de Brasília), acontecerá o lançamento de uma criptomoeda chamada Bitcoin Cash. Centenas de outras criptomoedas já foram lançadas nos últimos anos mas essa, em particular, desperta preocupações em toda a criptoeconomia, pois se trata de um fork completo do Bitcoin.

O termo “fork” tem diversos significados no contexto de software e de criptomoedas. Neste caso, significa que todo o sistema será copiado, à partir do Bitcoin, para a criação da nova moeda, com a exceção do nome e de algumas regras. Serão copiados os programas de mineração, os programas dos full nodes, alguns aplicativos de carteira e também o banco de dados, a blockchain. Com a cópia, todo o histórico das transações existirá também na nova moeda. Os saldos e endereços atuais do Bitcoin serão os mesmos no Bitcoin Cash. Quem possuía BTCs automaticamente possuirá BCCs.

Num primeiro momento, “dinheiro grátis” não parece ser muito preocupante. Mas no caso de um sistema distribuído como é o do Bitcoin, isso pode gerar algumas instabilidades. Como tudo será copiado na nova rede, dependendo da sua implementação, partes da comunicação do sistema poderiam “vazar” de uma rede para a outra. Ou seja, uma transação da rede BCC poderia aparecer na rede BTC e vice-versa, movimentando moedas em ambas as redes. Para que transtornos desse tipo sejam prevenidos, a nova rede deve implementar um mecanismo chamado de replay protection. Por segurança, algumas corretoras estão suspendendo os saques e depósitos de Bitcoins por algum tempo, até que fique claro que este problema não esteja acontecendo.

Ainda não se tem certeza de qual será o hashrate, o poder computacional do sistema, do Bitcoin Cash, mas acredita-se que apenas uma pequena parte dos mineradores migraria. Isso aumentaria o tempo de confirmação dos blocos do Bitcoin para, por exemplo, 11 minutos caso 10% do hashrate migre, enquanto as confirmações no Bitcoin Cash levariam cerca de 100 minutos, até que a dificuldade seja ajustada em ambos os sistemas. Quanto menos mineradores migrarem, mais lento seria o novo sistema. Uma adoção de apenas 1% significaria blocos sendo gerados a cada 17 horas, enquanto o aumento do tempo no Bitcoin seria imperceptível.

Como faço pra obter as moedas do Bitcoin Cash?

Para isso, obviamente, você precisa ter instalada uma boa carteira de Bitcoins, com algum saldo, antes do dia 1 de agosto. Esse programa deve ter a opção de exportar as chaves privadas. A Electrum, MyCelium, Exodus e a Bitcoin Core tem essa funcionalidade.

Baixe e instale uma carteira Bitcoin Cash, de preferência em um computador que não possua nenhuma carteira de Bitcoin já instalada, pois algumas delas podem sobrescrever os arquivos de outras carteiras antigas. Use uma máquina virtual ou um perfil de outro usuário. Crie uma conta em alguma corretora que negociará moedas Bitcoin Cash. No site oficial da Bitcoin Cash existe uma lista das carteiras e das corretoras com suporte ao BCC.

Feito isso, siga os seguintes passos:

(Como exemplo, está sendo considerado que o saldo inicial antes do evento seja de 1 BTC no endereço “1aaa…” e que o preço da moeda BCC seja de 0.1 BTC, ou seja, 10% do valor. Também está sendo considerado que não haverá replay durante a transação do passo 1.)

  1. Na sua carteira de Bitcoins, depois da data do “fork”, ou seja, após o primeiro bloco BCC ser minerado, por segurança, transfira suas moedas, do “1aaa…” pra outro endereço nessa mesma carteira, digamos “1bbb…”. Fazendo isso você evita algum possível replay no passo 4, além de evitar que algum eventual código malicioso da carteira do Bitcoin Cash possa roubar suas moedas (nunca se sabe!).
  2. Exporte a chave privada do endereço 1aaa, que agora já não tem mais saldo na rede do BTC. Uma chave privada do Bitcoin é uma sequência de dígitos, geralmente iniciadas com 5H, 5J, 5K, K ou L.
  3. Importe a chave na carteira do Bitcoin Cash.
  4. Faça uma transação na carteira do Bitcoin Cash enviando as moedas para a corretora
  5. Venda seus BCCs em troca de BTCs.
  6. Faça um saque da corretora para algum novo endereço na sua carteira de Bitcoins.
Infográfico de como vender as moedas Bitcoin Cash em troca de Bitcoins
Como vender as moedas BCC em troca de BTC

Perguntas frequentes respondidas

Acompanhe o fork com essa contagem regressiva e pelo site btcforkmonitor.info.