Como obter as moedas Bitcoin Cash

34

Lançamento do Bitcoin Cash

Na manhã do dia primeiro de agosto, por volta das 9h20 (horário de Brasília), acontecerá o lançamento de uma criptomoeda chamada Bitcoin Cash. Centenas de outras criptomoedas já foram lançadas nos últimos anos mas essa, em particular, desperta preocupações em toda a criptoeconomia, pois se trata de um fork completo do Bitcoin.

O termo “fork” tem diversos significados no contexto de software e de criptomoedas. Neste caso, significa que todo o sistema será copiado, à partir do Bitcoin, para a criação da nova moeda, com a exceção do nome e de algumas regras. Serão copiados os programas de mineração, os programas dos full nodes, alguns aplicativos de carteira e também o banco de dados, a blockchain. Com a cópia, todo o histórico das transações existirá também na nova moeda. Os saldos e endereços atuais do Bitcoin serão os mesmos no Bitcoin Cash. Quem possuía BTCs automaticamente possuirá BCCs.

Num primeiro momento, “dinheiro grátis” não parece ser muito preocupante. Mas no caso de um sistema distribuído como é o do Bitcoin, isso pode gerar algumas instabilidades. Como tudo será copiado na nova rede, dependendo da sua implementação, partes da comunicação do sistema poderiam “vazar” de uma rede para a outra. Ou seja, uma transação da rede BCC poderia aparecer na rede BTC e vice-versa, movimentando moedas em ambas as redes. Para que transtornos desse tipo sejam prevenidos, a nova rede deve implementar um mecanismo chamado de replay protection. Por segurança, algumas corretoras estão suspendendo os saques e depósitos de Bitcoins por algum tempo, até que fique claro que este problema não esteja acontecendo.

Ainda não se tem certeza de qual será o hashrate, o poder computacional do sistema, do Bitcoin Cash, mas acredita-se que apenas uma pequena parte dos mineradores migraria. Isso aumentaria o tempo de confirmação dos blocos do Bitcoin para, por exemplo, 11 minutos caso 10% do hashrate migre, enquanto as confirmações no Bitcoin Cash levariam cerca de 100 minutos, até que a dificuldade seja ajustada em ambos os sistemas. Quanto menos mineradores migrarem, mais lento seria o novo sistema. Uma adoção de apenas 1% significaria blocos sendo gerados a cada 17 horas, enquanto o aumento do tempo no Bitcoin seria imperceptível.

Como faço pra obter as moedas do Bitcoin Cash?

Para isso, obviamente, você precisa ter instalada uma boa carteira de Bitcoins, com algum saldo, antes do dia 1 de agosto. Esse programa deve ter a opção de exportar as chaves privadas. A Electrum, MyCelium, Exodus e a Bitcoin Core tem essa funcionalidade.

Baixe e instale uma carteira Bitcoin Cash, de preferência em um computador que não possua nenhuma carteira de Bitcoin já instalada, pois algumas delas podem sobrescrever os arquivos de outras carteiras antigas. Use uma máquina virtual ou um perfil de outro usuário. Crie uma conta em alguma corretora que negociará moedas Bitcoin Cash. No site oficial da Bitcoin Cash existe uma lista das carteiras e das corretoras com suporte ao BCC.

Feito isso, siga os seguintes passos:

(Como exemplo, está sendo considerado que o saldo inicial antes do evento seja de 1 BTC no endereço “1aaa…” e que o preço da moeda BCC seja de 0.1 BTC, ou seja, 10% do valor. Também está sendo considerado que não haverá replay durante a transação do passo 1.)

  1. Na sua carteira de Bitcoins, depois da data do “fork”, ou seja, após o primeiro bloco BCC ser minerado, por segurança, transfira suas moedas, do “1aaa…” pra outro endereço nessa mesma carteira, digamos “1bbb…”. Fazendo isso você evita algum possível replay no passo 4, além de evitar que algum eventual código malicioso da carteira do Bitcoin Cash possa roubar suas moedas (nunca se sabe!).
  2. Exporte a chave privada do endereço 1aaa, que agora já não tem mais saldo na rede do BTC. Uma chave privada do Bitcoin é uma sequência de dígitos, geralmente iniciadas com 5H, 5J, 5K, K ou L.
  3. Importe a chave na carteira do Bitcoin Cash.
  4. Faça uma transação na carteira do Bitcoin Cash enviando as moedas para a corretora
  5. Venda seus BCCs em troca de BTCs.
  6. Faça um saque da corretora para algum novo endereço na sua carteira de Bitcoins.
Infográfico de como vender as moedas Bitcoin Cash em troca de Bitcoins
Como vender as moedas BCC em troca de BTC

Perguntas frequentes respondidas

Acompanhe o fork com essa contagem regressiva e pelo site btcforkmonitor.info.

COMPARTILHAR
Programador, cypherpunk e anarquista.
  • Brunno Brandi

    Narcélio, a explicação está show, mas minha dúvida é a seguinte, se as BTCs estiverem em uma PW da Bitaddress, antes e durante o fork, 1) há possibilidade de se resgatar BCC mesmo assim? 2) Qual caminho você recomendaria?

    Pergunto, porque a FOX recomendou a carteira da Bitaddress durante o fork e agora surge essa dúvida.

    Abcs e obrigado

    • Narcélio Filho

      Sim, basta importar a paperwallet nas carteiras e seguir o resto do fluxo. Imagine que essa paperwallet seja o endereço “1aaa…” do exemplo.

  • Narcélio Filho

    Isso depende de cada carteira. Na Electrum, por exemplo, a opção fica no menu “Carteira”/”Wallet”.

    • Yan Barbosa

      Eu ja fiz a exportação da electrum, como faço para importar para alguma outra? Gerou um arquivo, ta correto?

      • Narcélio Filho

        Eu importei na ElectronCash usando as chaves privadas exportadas pela Electrum, uma por uma.

        • Rafa Lessa

          E como faz pra importar? Não achei o import.

          • Narcélio Filho

            No menu Wallet.

  • V Novaes

    Tenho uma carteira na Blockchain com meus bitcoins, fiz o backup e gostaria de saber se também conseguirei resgatar BCC?

    Obrigado.

    • Pedro

      Também tenho essa dúvida, to com meus btc na blockchain e nao tenho idéia de como trocar

    • Victor Sá

      Faz igual o Narcélio disse a cima. Exporte as chaves privadas para a ElectronCash.

      • V Novaes

        Boa Victor, eu vi a recomendação e irei seguir. Se der certo, venho aqui deixar meu feedback.
        Abs.

  • Arthur Fernandes

    Narcélio, meus BitCoins estão na carteira BreadWallet, é possível fazer a exportação das chaves privadas e importar em outra carteira como BCC, ou até mesmo colocar o valor em alguma corretora para fazer trade?

  • Reinaldo

    Fiz o import da chave privada porém não funcionou

    • Narcélio Filho
      • REINALDO

        Tentei seguir a risca o passo a passo… fiz o import das chaves privadas na electron cash aparentemente deu sucesso porém o valor de bcc esta zerado .. Não mexi em nada de server e conexão, deixei as opções default que veio na instalação. Se tiver alguma dica agradeço.

        • Narcélio Filho

          Selecionando o servidor certo, o saldo aparece. Tente o “electroncash.cascharia.com” ou o “elec.bcc.luggs.co”.

      • REINALDO

        Não tinha visto o print anexo vou confirmar .. valeu

  • Bernardo Correa Liao

    Parabéns pelo seu primeiro texto aqui no Portal do Bitcoin. Bom ver você aqui ajudando a difundir o setor. Obrigado!

    • Narcélio Filho

      Valeu!

  • WladCrippa

    E a Bitcoin Wallet, aquela simples que usa como logo a moeda laranja do Bitcoin, como exporta? :/

    • Narcélio Filho

      O Core? Eu usei um comando do console, o “dumpwallet”, que gera um arquivo com todas as chaves. Mas dá pra exportar uma por uma.

      • WladCrippa

        Bitcoin Wallet para smartphones

  • Narcélio Filho

    Não sei não. `:^/

  • Roken

    Legal, mas confesso que estou um tanto quanto receoso em fazer este processo e perder meus Bitcoins e acabar ficando só com o Bitcoin Cash. Alguém já realizou este procedimento e realmente conseguiu moedas extras fazendo isto?

  • Rubens Moraes

    Olá pessoal, deixei meus BTCs na exange, vcs sabem se posso ter acesso à chave privada desses meus BTCs pra fazer a troca? Acho que vacilei em não fazer uma carteira off não é mesmo?

  • Wagner

    Também uso o BreadWallet e não consegui exportar os BCC para o Electron Cash.
    Alguém que conseguiu nos ajude plzzzz

  • ariel ariel

    é possivel extrair os BCC se minha carteira for na blockchain ?

  • Junior Muller

    Pra quem estava em Lending na poloniex sem chances, né?

    • Victor Sá

      É. A principio a poloniex não vai creditar BCC para quem tinha bitcoins lá. Mas ela deixou claro que caso seus bitcoins estivessem em lending, o usuário não receberia.

      • Junior Muller

        to ligado, mas sempre rolou uma esperança hahahaha. No final das contas, pra mim o lending valeu a pena

  • Feliz sem Jesus…!

    É seguro manter os meus BTC em minhas Paper Wallet (que fiz na Bitaddress) por tempo indeterminado ? É o meu investimento, visando a longo prazo, para venda daqui a 10 ou 15 anos. Preciso saber se tenho de fazer alguma operacao envolvendo BCC e as minhas PW, ou simplesmente deixo como está ?

  • BillyUgly7

    fiquei em dúvida no passo 1, eu transfiro na mesma carteira? Neste site https://electrum.org/bcc2.txt, informa new wallet. Poderia tirar essa dúvida?

  • Állan Barbosa

    Um help brother?
    Boa noite, se alguém puder me iluminar aí quanto o resgate dos BCH, eu ficaria muito grato. Fiz os seguintes passos:
    (wallet:Electrum)
    Eu tinha os BTC HOLD desde antes do dia 01/08.
    Enviei os BTC da carteira default para uma nova carteira;
    Transação OK -> Exportei as chaves privadas.
    Instalei a Electrom Cash em outro PC;
    Wallet > Private Keys > Sweep:
    Qual o código certo para dar sweep? As chaves privadas geradas, possui um endereço semelhante a esse: ‘’
    “35PcAd473dJrWx4d2fwyzaXiSy7ceZVddZqZH KypOIUyheTs3148PoKkm3L7ySavplpoqn478FPQhWkZDa0T”
    obs: esse modelo e mais umas 20 diferentes seguindo esse padrão.
    Um pequeno e um grande. Se eu colocar o pequeno, a opção fica desabilitada. Se eu coloco as 2, a mesma coisa. Se eu coloco somente o endereço maior, ele libera a opção para Sweep, porém, ao clicar em sweep, aparece a mensagem: “ No imputs Found. (Note that inputs need to be confirmed). Por favor, algum expert? Grato demais!

  • BillyUgly7

    fiz todo o procedimento e o saldo de BCC ficou zerado