Bitcoin Cash Terá um Hard Fork em Novembro

2

O Bitcoin ABC propôs um hard fork do protocolo Bitcoin Cash para corrigir problemas associados ao algoritmo de ajuste de dificuldade de emergência (EDA) da criptomoeda.

O Problema Com o EDA do Bitcoin Cash

Desde que o Bitcoin Cash se afastou da blockchain principal do bitcoin em 1 de agosto, sua rede experimentou uma forte flutuação do hashrate e do tempo dos blocos. A razão para isso é que o EDA (Ajuste de dificuldade de emergência) se ajusta automaticamente em resposta às condições da rede para ajudar e garantir que o Bitcoin Cash continue sendo lucrativa.

No entanto, devido aos mineradores poderem alternar facilmente entre Bitcoin e Bitcoin Cash – e alguns pools de mineração estarem configurados para escolher automaticamente a blockchain mais lucrativa – eles exploram o EDA minerando o Bitcoin até que a dificuldade do Bitcoin Cash caia e a lucratividade aumente. Então, eles trocam uma quantidade significativa de poder para o Bitcoin Cash, fazendo com que os blocos sejam encontrados quase todos os minutos. Eventualmente, isso desencadeia outro EDA, o que torna o Bitcoin Cash menos rentável para minerar e a maior parte dos mineradores voltam para o Bitcoin, aumentando o tempo dos blocos para um nível não razoável para uma moeda que pretende ser construída para transações diárias.

Leia Também: Como obter as moedas Bitcoin Cash

Proposta do Bitcoin ABC

O Bitcoin ABC propõe um hard fork que ativará um Algoritmo de Ajuste de Dificuldade atualizado (DAA) baseado no algoritmo D601 desenvolvido pelo Amaury Sechet do Bitcoin ABC. De acordo com o anúncio do Bitcoin ABC, o novo DAA procura atingir os seguintes objetivos:

  • Ajuste a dificuldade na taxa de hash para atingir um intervalo de bloco médio de 600 segundos.
  • Evitar mudanças bruscas de dificuldade quando a taxa de hash está estável.
  • Ajustar a dificuldade rapidamente quando a taxa de hash muda bruscamente.
  • Evitar oscilações do feedback entre taxa de hash e dificuldade.
  • Ser resiliente aos ataques, como a manipulação do timestamp.

O Bitcoin Classic diz que o software atualizado estará disponível até 1 de novembro e o hard fork será ativado em 13 de novembro.

Desenvolvedor do Classic critica a proposta

No entanto, embora a necessidade de atualizar o DAA seja amplamente aceita dentro da comunidade do Bitcoin Cash, a Bitcoin ABC recebeu críticas para essa proposta específica. O desenvolvedor do Bitcoin Classic, Tom Zander, por exemplo, não poupou palavras sobre a proposta, afirmando em uma postagem de blog que achou “muito preocupante”. Especificamente, ele opôs a decisão de implementar o algoritmo D601 era uma decisão tomada em portas fechadas feita para fins “políticos” e não eficiência técnica.

No Reddit, ele acusou o Bitcoin ABC de usar as mesmas táticas para forçar o novo DAA, como alegadamente usado para implementar a EDA em primeiro lugar:

“Eu não vi nenhuma simulação, nenhuma resposta às críticas feitas na lista de discussão, nem mesmo uma declaração de quais eram os objetivos. Quando o resultado é escolher seu próprio algoritmo, e não fornecer nenhuma pesquisa sobre o porquê, então devemos fazer perguntas difíceis. Estou vendo uma repetição do EDA, a mesma pessoa ignorando comentários e fazendo um movimento político”.

“Até o Core fez melhor que isso”, ele concluiu, aludindo à afirmação comum por proponentes do Bitcoin que que o Bitcoin é governado por um grupo de desenvolvedores de elite, em vez de um consenso descentralizado da comunidade.

Leia Também: Guia para Sobreviver ao Hard Fork do SegWit2x e Bitcoin Gold

loading...
loading...
  • The Divi Project

    Um sistema de governança descentralizada que permita votação pelos detentores de masternodes traz muita força e resiliência para a moeda em situações como essa.

  • Marcela Pascoal

    Olá, a probabilidade do Bitcoin cair?