Binance anuncia projeto para criação de stablecoin semelhante à criptomoeda do Facebook

(Foto: Shutterstock)

A Binance está à procura de parceria com governos e empresas de todo o mundo para desenvolver stablecoins atreladas a moedas fiduciárias por meio de um projeto chamado ‘Venus’. Segundo o Bloomberg, uma ‘versão regional da Libra’, como descreveu, seria uma afronta ao projeto do Facebook.

O fato é que o Venus se assemelha ao Libra — ambos projetos são para criar stablecoin lastreada em fiat.

De acordo com um comunicado na segunda-feira (19), a exchange, que é uma das maiores do mundo, anunciou que o projeto tem como objetivo desenvolver moedas atreladas a moedas fiduciárias (fiat) por meio de sua blockchain pública, a Binance Chain — sistema lançado em abril deste ano.

“Uma iniciativa para desenvolver criptoativos e stablecoins atrelados a moedas fiduciárias em todo o mundo”, diz a nota.

O argumento da Binance é de que o projeto vai estimular a capacitação de países a desenvolverem novas moedas, além de ampliar o sistema internacional de transferência por meio da tecnologia blockchain.

Para isso, a Binance afirma que vai fornecer suporte técnico completo durante todo o processo para os parceiros. Isso vale também para a condução de controles de risco, conformidade, entre outros.

É desta forma que a exchange pretende conduzir o Venus, que ela chamou de “rede de cooperação multidimensional”. A empresa acrescentou:

“Serão bem-vindos à Binance novos parceiros governamentais, empresas e organizações com grande interesse e influência em escala global para colaborar conosco e construirmos, em conjunto, uma comunidade sustentável”.

Executivos da Binance comentaram

Yi He, cofundador da Binance, falou à Coindesk sobre o projeto Venus:

“Acreditamos que a curto e a longo prazo as stablecoins vão, progressivamente, substituir as tradicionais moedas fiduciárias nos países em todo o mundo e trazer um novo e equilibrado padrão da economia digital”.

Ao comentar no Twitter sobre o Venus, CZ, CEO da Binance, foi questionado por um usuário que perguntou se não era muita obsessão ficar criando várias criptomoedas, já que a cada dia surgem mais.

CZ respondeu:

“Eu acredito que vai haver milhões de tokens. É um mundo livre (ou pelo menos, esperamos que seja), você não pode impedir que as pessoas criem suas próprias moedas/tokens. Não adianta lutar contra isso, é melhor se acostumar. Você não precisa comprar/usar tokens que não gosta”.


 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!