Bank of America Adimite que Criptomoedas são uma Ameaça

O Bank of America, uma das maiores instituições financeiras do mundo, admitiu em um relatório anual que as criptomoedas são uma ameaça ao seu modelo de negócios.

O relatório, datado de 22 de fevereiro e arquivado com a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), listou uma série de riscos econômicos, geopolíticos e operacionais que o banco enfrenta à medida que se dirige ao novo ano fiscal. Pela primeira vez, a adoção crescente das criptomoedas fez parte da lista.

O banco, que recentemente impediu seus clientes de usar cartões de crédito para comprar criptomoedas, disse que esta e outras políticas similares poderiam custar clientes da empresa.

“Os clientes podem optar por realizar negócios com outros participantes do mercado que se envolvem em negócios ou oferecem produtos em áreas que consideramos especulativas ou arriscadas, como criptomoedas”, afirmou o banco na apresentação.

O banco – segundo maior nos EUA em termos de ativos totais – disse que a adoção generalizada de criptomoedas e outras inovações fintech poderiam exigir que o banco tivesse “despesas substanciais” para atualizar seus serviços existentes e continuar competitivo.

“A adoção generalizada de novas tecnologias, incluindo serviços de internet, criptomoedas e sistemas de pagamento, pode exigir despesas substanciais para modificar ou adaptar nossos produtos e serviços existentes”, afirmou.

Além dessas ameaças fundamentais ao seu modelo de negócios, o Bank of America disse que as criptomoedas e outras tecnologias emergentes poderiam limitar a capacidade da instituição de cumprir os regulamentos contra a lavagem de dinheiro.

“As tecnologias emergentes, como criptomoedas, podem limitar nossa capacidade de rastrear o movimento de fundos. Nossa capacidade de cumprir essas leis depende da nossa capacidade de melhorar a capacidade de detecção e reduzir a variação nos processos de controle e na responsabilidade de supervisão”.

Embora seja um componente menor do longo relatório anual do banco, isso representa uma das primeiras admissões públicas que as instituições financeiras estão começando a se preocupar que a adoção em massa das criptomoedas poderia um dia tornar-se realidade.

Provavelmente, os bancos sabem disso há algum tempo. O Bank of America solicitou silenciosamente dezenas de patentes relacionadas à criptomoedas e blockchain ao longo dos anos. No entanto, o banco até agora se recusou a desenvolver essas tecnologias em produtos funcionais.

Agora, porém, parece que o Bank of America e outras instituições financeiras estão percebendo que não podem mais fingir que as criptomoedas não são uma ameaça.

Leia Também: “Bitcoin Não é Confiável Como Reserva de Valor”, Diz José Serra

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!