Bancos Espanhóis Formam Novo Consórcio para a Blockchain

Um grupo de bancos espanhóis formou o primeiro consórcio blockchain do país. O Banco Cecabank anunciou o esforço hoje, em parceria com a empresa de serviços profissionais Grant Thornton.

Quem está envolvido: No seu anúncio, a Cecabank não diz que outras instituições estão participando, afirmando que “abrange 33% do sector bancário espanhol”. No entanto, de acordo com o jornal espanhol El País, os membros do grupo incluem Abanca, Bankia, CaixaBank, Kutxabank, Ibercaja, Liberbank e Unicaja.

Representa a primeira grande incursão na blockchain para estas empresas, já que outros bancos espanhóis, incluindo o Banco Santander e BBVA, têm trabalhado com a tecnologia há algum tempo.

O que eles estão dizendo: Até agora, apenas Cecabank comentou publicamente sobre o esforço do consórcio, descrevendo-o como uma forma para seus funcionários obterem uma compreensão completa da tecnologia – assim como uma visão possível sobre como o banco pode realmente ir e sobre como usá-lo.

“Os funcionários de todas as nossas áreas funcionais não só vão ter uma compreensão profunda da tecnologia, mas também de todas as novas características que surgem, o que é indispensável, considerando o impulso para o progresso constante mantido pela blockchain”, Jaime Manzano, disse em um comunicado.

O objetivo? Novos produtos e serviços, segundo Luis Pastor, da Grant Thornton.

“Nossa intenção é ajudar o Cecabank a implementar as tecnologias necessárias para que suas empresas sejam as primeiras a fazer bom uso das vantagens que a blockchain espera produzir”, disse Pastor.