Banco da Arábia Saudita lança serviço de transferências internacionais via Ripple

Banco da Arábia Saudita lança serviço de transferências via Ripple
(Foto: Shutterstock)

Os cidadãos da Arábia Saudita já podem realizar transferências internacionais instantâneas através do Banco Britânico Saudita (SABB) usando a criptomoeda nativa da Ripple, XRP.

A novidade foi revelada na quarta-feira (24) durante a ‘Financial Sector Conference’, uma conferência que aconteceu em Riad, capital da Arábia Saudita, e publicada oficialmente por meio de um comunicado de imprensa no dia 25 de abril.

De acordo com a nota, o novo sistema faz parte de um programa de desenvolvimento do setor financeiro da instituição, que visa uma transformação digital para enriquecer a experiência do cliente.

Majed Najm, vice-diretor do SABB comentou:

“Esta etapa faz parte das ações contínuas do Banco para fornecer os melhores serviços bancários usando novos produtos e tecnologias a fim de economizar tempo e esforço dos nossos clientes”.

Ele também acrescentou que faz parte da política da instituição promover ações que visam manter a liderança do Banco no país, seja no setor de varejo ou corporativo.

Najm fez questão de ressaltar que agora o SABB “oferece aos seus clientes serviços de pagamento transfronteiriços mais rápidos, seguros e transparentes, com o lançamento da tecnologia blockchain através da Ripple.

Iniciativa começou em 2018

Em janeiro de 2018, O SABB foi um dos primeiros bancos sauditas a realizar uma parceira de testes com a Ripple. Segundo a CCN, o banco possui US$ 50 bilhões em ativos.

O primeiro teste-piloto, no entanto, só aconteceu no final do mesmo e foi bem-sucedido. A moeda de troca usada na ocasião foi a Rupia indiana, moeda oficial da Índia.

Na época, a instituição aproveitou o período em que a Ripple e Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA) ofereceram um programa piloto para as instituições financeira do país.

Até mesmo o Banco Central fez a parceria. O intuito era construir um sistema de pagamentos transfronteiriços instantâneos em um blockchain entre bancos nacionais da região.

No entanto, não há notícia recente sobre atividade conjunta da estatal com a Ripple, mas a empresa tem fechado várias parcerias a longo do projeto RippleNet.

A empresa tem parceria com um dos maiores bancos em ativos dos Estados Unidos, o PNC Bank, que firmou parceria com a rede descentralizada no ano passado.

O banco, além de estar entre os 10 maiores dos Estados Unidos, é o quinto maior em número de agências e o 4º em número de caixas eletrônicos.


3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!