Banco Central do Paquistão pretende emitir sua própria moeda digital até 2025

(Cointelegraph) – Jameel Ahmad, vice-governador do Banco Estatal do Paquistão (SBP), o banco central do país, declarou que a instituição pretende emitir uma moeda digital até 2025, informou o canal paquistanês de notícias do YouTube, Public News, nesta última segunda-feira, 1º de abril.

A veículo de imprensa local em língua inglesa, Dawn, também informou hoje que Asad Umar, ministro das finanças do Paquistão, provocou a declaração do representante do banco central durante uma cerimônia de comemoração do lançamento das Instituições de Dinheiro Eletrônico (EMIs) ontem.

De acordo com o Dawn, o ministro pediu à agência de investigação federal e ao banco central que garantissem que o novo sistema conte com cibersegurança. Umar afirmou que um único grande incidente poderia danificar irreparavelmente a confiança no sistema bancário.

Como parte de sua resposta, o vice-governador do banco central, Ahmad, declarou que a instituição já está trabalhando para lançar o conceito da moeda digital do banco central (CBDC) até 2025. Segundo ele, o objetivo é promover a inclusão financeira, a eficiência e o combate à corrupção. A implantação completa da CBDC, no entanto, está programada para acontecer até 2030.

Como publicado anteriormente, o Paquistão está implementando novas regulamentações para as criptomoedas em um esforço para melhorar seu histórico de combate ao crime financeiro.

Conforme informado pelo Cointelegraph em fevereiro, o banco central da Ucrânia concluiu um esquema piloto para a sua própria moeda digital nacional, o e-hryvnia.

No mesmo mês, o Oxford Business Law Blog publicou um relatório de pesquisa conduzido por um pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Luxemburgo observando que a ideia de emitir uma CBDC é muito atraente para ser ignorada.

*Conteúdo disponibilizado por parceria entre Portal do Bitcoin e Cointelegraph


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!