Banco Central da Rússia Está Desenvolvendo uma Moeda Digital

O Banco Central da Rússia está testando uma série de pilotos de moeda digital para o desenvolvimento de uma moeda digital nacional.

Falando no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo de 2017, a vice-presidente do banco central da Rússia, Olga Skorobogatova, declarou, em uma revelação significativa, que estão trabalhando em uma moeda digital nacional.

De acordo com um relatório da TASS, a maior agência de notícias da Rússia, Skorobogatova vê as criptomoedas como o futuro e afirmou que é apenas uma questão de tempo até que países do mundo adotem moedas digitais nacionais.

Ela disse:

Reguladores de todos os países concordam que é hora de desenvolver criptomoedas nacionais, este é o futuro. Todo país decidirá em prazos específicos. Após nossos projetos-piloto, entenderemos o sistema que poderíamos utilizar em nosso caso para nossa moeda nacional.

Leia Também: Banco Central da Rússia Quer Tratar o Bitcoin como Commodity Digital

Maior Varejista Online da Rússia aceitará Bitcoin em Setembro

Baseada em uma Blockchain híbrida?

Como CCN relatou em abril de 2016, os primeiros comentários públicos de Skorobogatova em uma moeda digital nacional sugeriram uma “rede híbrida” de protocolos de blockchain públicas e privadas para criar um registro unificado que levasse a uma moeda digital nacional.

Embora os detalhes dos pilotos da moeda digital atualmente estejam escassos, é notável que o Banco da Rússia já tenha desenvolvido e testado um protótipo baseado na Ethereum. Intitulado ‘MasterChain’, o protótipo da blockchain viu os maiores bancos da Rússia participarem no setor financeiro, desenhando especulações de uma plataforma de mensagens financeiras, parecida com a SWIFT, para os bancos russos, operada pelo banco central.

A Skorobogatova liderou especificamente o esforço de estabelecer um grupo de trabalho para a blockchain apoiado pelo banco central em fevereiro de 2016, para pesquisar e explorar aplicações da tecnologia descentralizada, levando finalmente a ‘MasterChain’.

Leia TambémRússia terá regulação para a Blockchain em 2019

Nova Geração de Blockchain: Segura Contra Computadores Quânticos

Legalização do Bitcoin

Falando no mesmo evento, Herman Gref – o CEO do maior banco da Rússia, a Sberbank, pediu a legalização das criptomoedas. O banqueiro já criticou o esforço de Moscou, através do Ministério das Finanças, para proibir o bitcoin no passado.

Gref é um entusiasta do bitcoin e tem falado publicamente sobre ser um investidor do bitcoin.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!