Áustria usa blockchain da rede ethereum para leiloar R$ 5 bilhões em títulos públicos

(Foto: Shutterstock)

A Áustria vai usar a tecnologia blockchain para leiloar títulos do governo. De acordo com a mídia local Kleine Zeitung, a previsão é de que o valor arrecadado seja cerca de R$ 5 bilhões (1,15 bilhão de euros).

O leilão será conduzido pelo banco Oesterreichische Kontrollbank (OeKB) que apesar de realizar serviços ao governo austríaco através da mercado de capitais da Agência Federal Austríaca de Financiamento (OeBFA), deve permanecer neutro na licitação.

A oferta dos títulos da União, oriundos do governo alemão, segundo o Kleine Zeitung, faz da Áustria pioneira da Europa na implantação de tecnologia blockchain para questões de títulos soberanos.

O projeto foi desenvolvido pelo departamento de Tecnologia e Informação (TI) do OeKB que usou a rede Ethereum para criar os contratos.

Hartwig Loger, ministro de Finanças da Áustria, enalteceu as políticas de implantação de novas tecnologias no país, salientando que a digitalização do setor financeiro, também conhecida como fintech, já chegou no ambiente econômico austríaco há muito tempo.

Ele ressaltou que é necessário usar os efeitos positivos de maneira inteligente para o setor de serviços financeiros e que a tecnologia blockchain é um dos pontos centrais para a política econômica do país.

O ministro considerou, ainda, que foi fundamental a criação e o estabelecimento do Conselho Consultivo Fintech no Ministério das Finanças.

Angelika Sommer-Hemetsberger, membro do conselho de administração do OeKB, também comentou a ação com enaltecimento à tecnologia que surgiu com o Bitcoin.

“A tecnologia Blockchain oferece um grande potencial para aumentar a eficiência e garantir a qualidade dos processos bancários”, disse a conselheira.

O diretor da OeBFA, Markus Stix, falou sobre a segurança que a blockchain naturalmente oferece e do fortalecimento no prestígio que o país já detém na região europeia.

“Essa segurança adicional contribui para um alto nível de confiança nos processos de leilões do governo e fortalece a boa reputação da Áustria no mercado, o que também pode contribuir indiretamente para custos de financiamento favoráveis”, disse Stix.

Blockchain e novas tecnologias despontam

A tecnologia blockchain, juntamente com a Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), despontam como as mais promissoras no desenvolvimento global de vários setores da indústria.

No entanto, especialistas têm alertado que a não-adoção ou demora na implantação dessas inovações podem gerar um sentimento superficial em setores que não têm foco em avanços tecnológicos.

Foi o que disse, particularmente sobre a tecnologia blockchain, Jack Ma, cofundador e CEO do Alibaba Group, uma das maiores empresas chinesas de comércio eletrônico.

Ma acredita que se as novas tecnologias não forem adotadas, principalmente na indústria manufatureira, elas podem se tornar inexpressivas.

“AI, Blockchain e IoT serão tecnologias sem sentido, a menos que possam promover a transformação da indústria manufatureira e a evolução da sociedade em direção à inclusão nas novas tecnologias”, disse o empresário durante participação na Conferência Mundial de Inteligência Artificial, em Xangai, na China, no dia 17 deste mês.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.